Só na rede pública, mais de 7,5 mil estudantes devem passar pela primeira etapa da prova do Enem em Jaraguá do Sul. Neste domingo (5), ocorrem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação.
O exame acontecerá nas escolas estaduais Holando Marcellino Gonçalves (Homago), Abdon Batista e Julius Karsten, Católica SC e Faculdade Anhanguera. Os portões ficam abertos das 12h às 13h, e as provas iniciam às 13h30.
Os estudantes devem ficar atentos ao material que precisam levar e aos itens que são proibidos usar durante o exame. É obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista, de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente – outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados precisam estar com as embalagens lacradas. Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas.
Neste ano, pela primeira vez será usada a prova personalizada, com os cadernos de questões e o caderno de respostas identificados com nome e número de inscrição do participante, a orientação é de que o candidato verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens, se o nome está correto e se não há defeito gráfico. Nesse primeiro dia, a prova dura 5h30. No próximo domingo (12), é o segundo dia de prova.

Alguns candidatos aguardando na calçada para entrar na Escola Abdon, no Centro, em Jaraguá do Sul | Foto Fábio Junkes/OCP
LEIA MAIS
– Só na rede pública de ensino jaraguaense, mais de 7,5 mil estudantes devem passar pelo Enem
– Realização do Enem contará com o trabalho de mais de 600 mil pessoas