Enfeite tradicional, principalmente na época de Natal, a Guirlanda pode ocupar um lugar ainda mais especial em Guaramirim. Com programação natalina divulgada na última sexta-feira (10), a Prefeitura, em parceria com entidades locais, também anunciou que pretende se tornar a “cidade das guirlandas”. De acordo com o prefeito, Luis Chiodini, a ideia é utilizar o elemento, que simboliza a união e paz, como forma de resgatar o amor dos munícipes pela cidade. “A intenção desse novo momento que estamos vivendo, com a criação dessa programação, é tornar Guaramirim a cidade das guirlandas, o que queremos perpetuar pelo menos nos próximos três anos. Queremos resgatar o amor próprio do cidadão para com o município”, enfatiza.
Chiodini explica que a ideia é fruto da união do poder público municipal, Aciag, CDL de Guaramirim e Polícia Militar, e também deve contar com a colaboração dos moradores. “Estamos trabalhando todos juntos para resgatar esse carinho e amor e oferecer mais opções para o guaramirense ficar no município”, diz. O prefeito comenta que além da decoração pela cidade, os comerciantes também estão aderindo a campanha e instalarão guirlandas nos postes. “Queremos essa parceria também com a comunidade para que eles participem fazendo alguma ação, seja instalando uma guirlanda em casa, no jardim ou adquirindo uma também”, conta. Chiodini afirma que os moradores podem entrar em contato com a prefeitura para tirar dúvidas sobre a iniciativa e até sugestões de como fazer a própria guirlanda.

Prefeitura, em parceria com entidades locais, anunciou que pretende se tornar a “cidade das guirlandas | Foto Divulgação/OCP
Conforme o secretário de desenvolvimento econômico, Rodrigo Ademir da Silva, uma grande guirlanda será instalada na Praça Central, além de toda decoração em vários pontos da cidade, onde os visitantes podem fazer fotos com a família. Com o apoio das entidades e comercio local, ele estima que a cidade contabilizará a instalação de 80 guirlandas. Da Silva comenta que investimento na decoração natalina municipal gira em torno de R$ 100 a R$ 150 mil.
Além da decoração, a cidade conta com uma programação especial com espetáculos musicais e de dança, show de talentos natalino, cantata de Natal e uma feira de Artesanato. A abertura ocorre no dia 24, às 20 horas, na Praça Central. A tradicional Casa do Papai Noel também abre no mesmo dia e receberá os visitantes das 18h30 às 21h30 até o dia 22 de dezembro. A celebração de Natal conta ainda com uma Feira de Artesanato, com produtos feitos por artesões locais e no tema natalino, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, e dias 1,2, 3, 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro. Nas sextas-feiras e domingos o funcionamento será das 16 às 21 horas. Já nos sábados é das 9 às 21h.

Moradores podem entrar em contato com a prefeitura para tirar dúvidas sobre a iniciativa e até sugestões de como fazer a própria guirlanda | Foto Eduardo Montecino/OCP
Programação
Dia 24, às 20h – Abertura do Natal de Guaramirim na Praça Central
Dia 30, às 19h30 – Cantata de Natal na Paróquia Santos Anjos (bairro Avaí)
1º/12, às 19h30 – Cantata “Era uma vez o Natal” na Praça Central
2/12, às 20h – Show de talentos natalinos na Praça Central
8/12, às 20h – Espetáculo “O Circo” no Ginásio de Esportes
9/12, às 20h – Show Moda de Viola no Ginásio de Esportes
15/12, às 20h – show de músicas natalinas na Praça Central
22/12, às 20h – show de encerramento na Praça Central
Casa do Papai Noel
Visitas de 24 de novembro até 22 de dezembro das 18h30 às 21h30 *Exceto nos dias 27, 28 e 29/11 e 4, 5 e 6/12
Feira de Artesanatos
Ocorre nos dias 24, 25 e 26 de novembro, e dias 1,2, 3, 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro na Praça Central. Nas sextas-feiras e domingos: das 16 às 21 horas Sábados: das 9 às 21h.
VEJA TAMBÉM:
Instalação de luzes ajuda a colocar comércio jaraguaense no clima do Natal
Decoração natalina será inaugurada no dia 16 de novembro em Jaraguá do Sul, divulga CDL