Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Chef de cozinha dá dicas de como usar café em pratos doces e salgados

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

21/08/2025 - 09:08 - Atualizada em: 21/08/2025 - 09:30

Chef de cozinha com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, Thalyta Koller, vice-campeã do MasterChef Profissionais 2022, acredita que o café pode ir muito além da xícara. Em sua cozinha, o grão, paixão nacional, transforma o sabor de sobremesas, molhos e até pratos principais.

Apaixonada por café ela será uma das juradas da Batalha dos Baristas, parte da programação da 3ª edição do Coffee Lovers Bistek, que ocorre nos dias nesta sexta-feira (22) e sábado (23), em Palhoça. Maior feira de café do varejo catarinense, o evento terá degustações, workshop sobre o universo da bebida e atrações musicais.

A seguir, Thalyta dá dicas de como incorporar o café em diferentes preparos:

1) A característica do prato define o tipo de café ideal. “O segredo é usar a bebida com equilíbrio. A escolha dos grãos e das formas de extração deve levar em conta o sabor ao qual o líquido será incorporado. Receitas doces, por exemplo, pedem mais intensidade. Logo, um espresso é mais indicado, para que o sabor do café fique bem presente na sobremesa”.

*A casa centenária que resistiu ao tempo e ao crescimento do bairro Amizade, em Jaraguá do Sul

Segundo ela, clássicos como o tiramisù perdem força se preparados com café coado, já que o sabor pode se diluir. Para pratos salgados, a chef prefere alternativas mais leves: “Um café coado mais suave ou até um cold brew aromático pode substituir bem o papel do vinho tinto em uma receita”.

2) Cuidado para que o amargor não sobressaia. Presente na receita, o café ressalta outros sabores, mas é preciso evitar que a bebida reduza a ponto de concentrar demais e ressaltando o amargor e esse sabor domine o prato. “Em uma cocção mais lenta, o ideal é usar um café especial de torra média ou clara”. Em preparos delicados, como cremes e manteigas, a escolha deve ser ainda mais cuidadosa. “Um café solúvel liofilizado de boa qualidade é uma ótima opção para incorporar intensidade de sabor em receitas que não têm muito líquido”.

3) Atenção à harmonização. Thalyta explica que existem dois caminhos para harmonizar ingredientes – ou mesmo bebidas e comidas. Um deles é pela semelhança. O outro, o contraste. “Um café com notas de castanhas e cacau vai harmonizar bem com doces à base de chocolate e pratos salgados com cogumelos, carnes e queijos mais curados”. Um café de torra mais intensa combina com carnes vermelhas e grelhadas. A acidez do café equilibra a gordura do prato

Serviço:

O quê: 3ª Coffee Lovers Bistek
Quando: dias 22 e 23 de agosto. Sexta, das 16h30 às 22h. Sábado, das 13h às 19h
Onde: Estacionamento do Bistek Palhoça, Avenida Atílio Pagani, 1330
Quanto: entrada gratuita

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.