Campanha Jaraguá Hepatite Zero realiza 297 testes no primeiro dia

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

04/08/2023 - 10:08 - Atualizada em: 04/08/2023 - 10:37

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os números do primeiro dia da Campanha Jaraguá Hepatite Zero que teve início nesta quinta-feira (3).

A ação que está acontecendo no L1 do Jaraguá do Sul Park Shopping registrou uma procura maior por testes rápidos e vacinação do que no primeiro dia da campanha em 2022, superando as expectativas dos organizadores. Foram realizados 297 testes e aplicadas 157 doses de vacina. Do total de teste, tiveram resultado reagente (positivo), 13, sendo:

HIV: 02
Sífilis: 10
Hepatite B: 0
Hepatite C: 1

“A detecção precoce das infecções possibilita o encaminhamento adequado para o tratamento e adoção de medidas para evitar a proliferação das doenças”, reforça a gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani.

Ela lembra que a realização dos testes rápidos e a disponibilização das vacinas durante a campanha são medidas importantes de prevenção e controle das hepatites virais e estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o item 3.3 voltado à Saúde e Bem-estar. “Temos o compromisso de acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, além de combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis até 2030.”

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, reforça a importância de se informar sobre as hepatites virais, realizar exames periódicos e adotar práticas de prevenção. “Além disso, a vacinação é uma forma eficaz de prevenir as hepatites, oferecendo proteção contra os principais tipos de vírus”, pontua.

Em caso de dúvidas ou suspeita de infecção, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima. “Os sintomas das hepatites virais podem variar de leves e moderados a graves e incluem fadiga, mal-estar, náuseas, vômitos, perda de apetite, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), urina escura e fezes claras. Em casos mais graves, pode haver comprometimento do fígado, levando a complicações como cirrose e câncer hepático. O tratamento das hepatites virais varia de acordo com o tipo de vírus e a gravidade da doença, podendo envolver o uso de medicamentos antivirais e acompanhamento médico especializado. É fundamental seguir as orientações médicas e adotar medidas de cuidado, como repouso, alimentação saudável e evitar o consumo de álcool e substâncias hepatotóxicas”, alerta a supervisora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Leniria de Cassia Menel.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.