Apesar de não agradar todos os paladares, o brócolis merece espaço no prato. Rico em fibras, vitaminas e minerais, o vegetal de origem mediterrânea tem alto valor nutricional, baixa caloria (cerca de 30 por 100 gramas) e se destaca pelos benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e o auxílio na prevenção de alguns tipos de câncer.
Além de fornecer cerca de 10% da recomendação diária de fibras e mais da metade das necessidades de vitaminas C e K, o brócolis também é fonte de vitamina A, folato, cálcio, ferro e zinco. Seu consumo regular, dentro de uma alimentação equilibrada, é recomendado e pode ser feito diariamente, desde que haja variedade de vegetais ao longo da semana. A recomendação é ingerir de três a cinco porções de hortaliças por dia, o que equivale a 540 a 900 gramas in natura.
O preparo também influencia no aproveitamento dos nutrientes. Cozinhar no vapor é a forma mais indicada, pois ajuda a preservar os fitoquímicos. Se for feito em água, recomenda-se aproveitar o líquido do cozimento, que concentra vitaminas hidrossolúveis.
- Cascas dos alimentos oferecem benefícios para a saúde
- Intestino preso? Conheça os alimentos aliados do bom funcionamento intestinal
- Comer devagar melhora a digestão e ajuda no controle do peso
Além dos ramos, talos, folhas e até sementes podem e devem ser aproveitados. Os talos, por exemplo, correspondem a até 70% do peso do alimento e são ótimos para sopas, purês ou molhos. Quando não forem usados na hora, é possível congelá-los para uso posterior.
Para quem não aprecia o sabor mais intenso, uma boa saída é misturar o vegetal a preparações como purê de batata, caldos e saladas. O brócolis também pode ser assado, refogado ou incluído em molhos e massas.
Na hora da compra, é importante observar a cor: o ideal é optar por brócolis de coloração verde-escura, evitando os que apresentam mofo ou sinais de apodrecimento. Produtos nacionais, sustentáveis e com selos de qualidade são os mais indicados.
Funcional, nutritivo e acessível, o brócolis pode ser incluído de forma criativa no dia a dia, contribuindo para uma alimentação mais saudável e consciente.