Binário da Barra do Rio Cerro é uma solução eficaz para a mobilidade urbana em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

27/06/2024 - 07:06

Os binários têm se mostrado uma solução eficiente para melhorar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança nas cidades. Em Jaraguá do Sul, a implantação desses sistemas viários faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura para aprimorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da comunidade.

O OCP produziu uma série de matérias sobre as mudanças no trânsito de Jaraguá do Sul, com um enfoque especial na implantação dos binários. Já conhecemos as vantagens da implantação do binário nos bairros Vila Lenzi, na Ilha da Figueira e no Amizade/Czerniewicz. Desta vez, o foco é o binário da Barra do Rio Cerro, composto pelas ruas Ângelo Rubini e Feliciano Bortolini.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Jaraguá do Sul

A escolha pela implementação dos binários, como o da Barra do Rio Cerro, está baseada em diversos fatores positivos. De acordo com Gildo Martins de Andrade Filho, secretário de Planejamento, Urbanismo, Trânsito e Transportes Urbanos de Jaraguá do Sul, os custos financeiros para implantação são relativamente menores se comparados à alternativa de alargamento das vias existentes.

Além disso, os binários podem ser implantados com maior rapidez, proporcionando uma melhora significativa na mobilidade, além de segurança para os usuários do trânsito. De acordo com Gildo, o binário da Barra do Rio Cerro comprova a efetividade destes sistemas, tendo em vista que o curso viário do bairro funciona bem desde a implantação.

“Temos a plena convicção de que os binários se constituem, efetivamente, numa medida assertiva, pois são vários os fatores positivos para sua implantação. Ademais, pelo fato de já termos muitos binários implantados há muitos anos, está mais do que demonstrada a sua eficácia”, afirma o secretário.

Construção do terminal de passageiros

Além do binário, outra importante obra no bairro Barra do Rio Cerro é a construção do Terminal de Passageiros. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está finalizando a estrutura e o fechamento do muro de divisa, além das fundações da plataforma do terminal.

As obras, iniciadas em agosto de 2023, têm previsão de conclusão para agosto de 2024. Fabieli Pilatti Mendes, gerente de projetos e fiscalização de obras da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, comenta sobre os desafios enfrentados na execução do projeto.

“Após a escavação da área para execução das fundações, constatou-se a presença de água e profundidade superior ao indicado na sondagem do solo. Isso implicou na alteração do projeto estrutural”, explica.

Ela também detalha as próximas etapas.“Finalizada esta etapa, que é a mais difícil e demorada, serão instaladas as estruturas metálicas de sustentação e a cobertura, executados os fechamentos e instalações elétricas e hidrossanitárias. A obra inclui também a pavimentação de todo o entorno, mobiliário, paisagismo e acessibilidade”, resume.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Jaraguá do Sul

O projeto do terminal, desenvolvido pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, abrange uma área total construída de 719,21 m², incluindo a plataforma de embarque, sanitários e bilheteria.

O Prefeito Jair Franzner destaca a importância do terminal para o transporte público do município. “A Barra é hoje um dos bairros mais populosos da cidade e um importante ponto de passagem de outros bairros. Com o terminal pronto, os munícipes terão acesso aos ônibus a cada 30 minutos”, esclarece.

O terreno, adquirido pelo município em 2022, está localizado na Rua Maria Hruschka Rubini, entre as ruas Ângelo Rubini e Feliciano Bortolini. Este será o primeiro terminal de integração da Barra do Rio Cerro e atenderá várias linhas de ônibus, aumentando a frequência de horários ao terminal central.

Planejamento futuro

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

O município já planeja a implantação de um novo binário na Barra do Rio Cerro, que está atualmente em fase de estudos. Este novo binário envolverá a Rua Bertha Weege, Rua Tercílio Felippi e outras, chegando até a Rua Pastor Albert Schneider.

O secretário Gildo Martins enfatiza a necessidade de investimentos em obras estruturantes a longo prazo, como a construção de novas pontes, elevados, restrição de circulação de veículos de carga, abertura de novas ruas e a implantação de novos binários.“Entendo que o município deva investir nos próximos anos em obras estruturantes pensando a longo prazo”, observa.

Na visão dele, tais obras são essenciais para diminuir pontos de conflito, conhecidos como gargalos, que podem causar engarrafamentos. “Com a implantação dos binários temos uma nova (e melhor condição) de mobilidade, contudo, melhor deslocamento implica chegar num ponto de conflito mais rápido”, explica.

Ainda de acordo com o secretário, caso os pontos de conflito não dêem vazão aos veículos que estão chegando em grande quantidade e em menor tempo, nos gargalos pode ocorrer um efeito dominó, que gera engarrafamentos.

Por fim, ele ressalta a importância de pensar em soluções futuras e continuar avançando em melhorias na mobilidade urbana. “As ações atualmente realizadas (binários, semáforos inteligentes, rotatórias de quadra, implantação de rotatórias, entre outros) já demonstraram a melhoria significativa na mobilidade, mas é necessário avançarmos a fim de proporcionarmos uma condição ainda melhor aos munícipes”, finaliza.

A implementação de binários e outras medidas estruturantes em Jaraguá do Sul mostra o compromisso da Prefeitura em criar um ambiente urbano mais eficiente e seguro, garantindo melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc