Biblioteca Pública Rui Barbosa abre neste sábado (10) para a troca de livros

Foto: Arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

09/02/2024 - 16:02 - Atualizada em: 09/02/2024 - 16:43

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa atenderá neste sábado (10), das 9 às 12 horas, com o projeto “Troca-troca de livros”. A proposta estimula o hábito da leitura e também é uma oportunidade para conhecer pessoas que apreciam diferentes estilos literários. Para participar é preciso que os exemplares estejam em bom estado de conservação.

A instituição pública abre as portas dois sábados por mês. Num deles ocorrem as tradicionais “Contações de Histórias”. No outro, a troca de livros e outros projetos em fase de elaboração como Oficina Criativa, Roda de História e Gincana.

De acordo com a supervisora da biblioteca, Meury Geize da Silva, os leitores podem trazer novos títulos, inclusive de obras com edição esgotada. “O munícipe não investe na aquisição e a biblioteca diversifica o acervo. Os livros que hoje estão estocados no depósito passarão para as mãos dos leitores, todos saem ganhando”, explica.

O idealizador do projeto, o bibliotecário Magnum de Oliveira, disse que a troca de livros já ocorre em outras instituições, mas a ideia foi criar um evento em que também haja confraternização entre os leitores.

A chefe da biblioteca, Yenifer Jaciara Stefano Pino, explica que o objetivo é promover a rotatividade de títulos com diversos exemplares no acervo.

O órgão público promove outros projetos com o intuito de faciliar e incentivar a leitura. Durante a pandemia, com as regras sanitárias de isolamento social, e impedida de promover o atendimento presencial, iniciou, por sugestão de uma frequentadora, o “Projeto Delivery”, levando obras até os leitores.

Antes disso, já contava com pontos de distribuição por meio dos projetos “Leitura no Terminal” e “Biblioteca Convida”, quando algumas obras ficavam à disposição da população e depois devolvidas.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.