Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Atriz jaraguaense transforma história de vida em peça teatral

Foto: Sabrina Marthendal

Por: Luana Maia

30/07/2025 - 10:07 - Atualizada em: 30/07/2025 - 10:33

Transformando a vida em arte, a atriz jaraguaense Jeni Demarchi estreia o espetáculo teatral Ecoar nos dias 2 e 3 de agosto. A história é baseada na sua perda vocal e o reencontro com sua identidade e sua história. A apresentação conta com entrada gratuita e vai acontecer, às 19h30, no Teatro do CEU Mestre Manequinha, na rua Adão Noroschny, número 516, localizado no bairro Vila Lenzi.

Com duração de 45 minutos, a montagem integra o projeto cultural “Da Construção de Ecos Corporais à Cena”. A atriz foi aprovada pelo Edital nº 9/2024 da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022).

O trabalho marca um momento de reconstrução artística e pessoal da atriz. Ela transformou em dramaturgia o processo de redescoberta vocal iniciado há dois anos. Segundo Jeni, a ideia nasceu durante suas sessões com a fonoaudióloga Luciana Leite Lee, após enfrentar a perda da própria voz. Sob a direção de Suzi Daiane, o monólogo apresenta elementos como memórias, silêncios, brincadeiras e superações que vão ecoar no público.

A peça traz um toque reflexivo, quando Jeni percebe que o resgate da voz traz um reencontro com sua história, identidade e memória. Com figurinos assinados pela artista visual Tay Gerent, de Blumenau, o espetáculo traz materiais bordados à mão que ampliam o gesto cênico e costuram afetos ao corpo da atriz em cena.

A trilha sonora conta com a música “Coração da Terra”, composição de Ana Paula da Silva, e será interpretada por Jeni em versão a capela durante a apresentação do espetáculo. Já a produção é da Catharina Produções e conta com recursos de acessibilidade em Libras. O espetáculo tem classificação indicativa para maiores de 10 anos.

Confira a sinopse

E se sua voz simplesmente desaparecesse? Ou simplesmente não acreditassem na sua voz? “Ecoar” é um espetáculo íntimo e corajoso que mergulha em memórias da infância, aos testes de elenco, dos silêncios ao som do bilboquê, das fendas às sessões de fonoaudiologia. Uma menina, mulher, atriz que sonha alto e encontra força para resgatar sua voz, mas para revelar histórias dá voz ao que ecoa em si – e em cada um de nós.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de Jornalismo e redatora de cotidiano e entretenimento.