Quem ama uma salada com vinagrete caprichado ou um sanduíche bem temperado sabe: a cebola crua é o toque especial. Mas junto com o sabor, vem ele… o temido “bafo de cebola”. E aí, por mais que a conversa esteja boa, o constrangimento bate.
A boa notícia é que dá para continuar curtindo a cebola sem espantar os colegas. Com dicas simples (e até divertidas), é possível saborear o tempero com tranquilidade. Vem ver!
1. Morde uma folhinha verde
Salsinha, hortelã, manjericão… além de deixarem o prato bonito, ajudam a neutralizar o odor na boca. E ainda deixam aquele hálito de “acabei de escovar os dentes com natureza”.
2. Leite integral
Você não leu errado: leite! Um estudo da Universidade Estadual de Ohio mostrou que a gordura do leite, principalmente o integral, ajuda a “segurar” os compostos do mal.
3. Raspe essa língua, meu bem!
Só escovar não resolve, use um raspador próprio, tem uns bem estilosos por aí, e pronto: boca limpinha, hálito renovado!
4. Chá com limão
Um chazinho de hortelã, gengibre ou camomila com limão é tudo! Além de ajudar na digestão, ele traz aquele frescor pós-cebola que a gente respeita. O limão dá o toque final, ajudando a neutralizar o cheiro e reequilibrar o pH da boca.
5. Maçã e cenoura
Esses dois funcionam como “escovas naturais”. Elas limpam os dentes durante a mastigação e estimulam a salivação, que é uma defesa natural do corpo contra odores.
O que não adianta (mesmo que pareça que sim)
Chiclete? Disfarça por 10 minutos. Café? Piora. Álcool? Nem pensar. Esses métodos só maquiam o problema, não resolvem. Então, se o seu amor por cebola é maior que o medo do bafo, relaxa. Com alguns truques simples e um pouco de bom humor, dá para manter o hálito em dia e o sabor no prato.