A onda de frio atingindo o chamado Cone Sul da América atingiu o seu ápice nesta quarta-feira – na Argentina, Buenos Aires registrou mínima de -1,9ºC, a menor desde agosto 1991, quando registrou -2,3ºC. Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra registrou espantosos -9,7ºC, enquanto São Joaquim teve mínima de -8,1ºC, com -7,8ºC em Urupema e -6,6ºC em Urubici.
A previsão, segundo o portal MetSul Meteorologia, é que o frio prossiga pelos próximos dez dias, embora com menor intensidade, com a massa de ar frio perdendo força.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja, de perigo, para a onda de frio nos três estados da região Sul. O aviso segue válido até a quinta-feira, dia 3, às 08h00. As temperaturas podem ficar 5ºC abaixo da média.
É do Brasil! Sabia que o chuveiro elétrico foi criado por brasileiro?
No entanto, o ar seco favorece resfriamento noturno maior. Embora o frio deva prosseguir por mais uma semana, as temperaturas devem começar a subir já neste sábado (5).
O Planalto Sul de Santa Catarina deve continuar com temperaturas negativas e forte geada.
Vacina contra a gripe: mais de 40 mil doses foram aplicadas em Jaraguá do Sul
O período deve ser marcado por uma inversão térmica, com nevoa comum e forte diferença de microclimas em áreas de relevo com mínimas até 5ºC a 10ºC menores em baixadas que, por exemplo, sobre um morro próximo.
O período diurno deve manter temperaturas mais amenas, pois o tempo seco – mesma causa do resfriamento intenso durante a noite – deve proporcionar maior aquecimento durante o dia, com temperaturas que podem passar dos 20ºC.