Associação Jaraguá Mais Saudável vai integrar ações para desenvolver qualidade de vida

Foto: Priscila Stumpf

Por: Guilherme Mélo

24/04/2019 - 05:04

Depois de mais de dois anos de estudos e discussões foi constituída na última segunda feira (22) a Associação Jaraguá Mais Saudável, uma organização social sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar a comunidade para elevar indicadores de qualidade de vida.

De acordo com o gerente executivo do Sesi (Serviço Social da Indústria) Jefferson Galdino, “o propósito do projeto é conectar tudo o que nossa cidade já tem em termos de saúde e qualidade de vida, mas agora de uma forma planejada, orquestrada.”

Para que a associação atinja seu objetivo será usado em nível local propostas alinhadas às chamadas “Blue Zones”, que levam em conta a experiência em outros locais do mundo, onde as populações são mais longevas e produtivas, adotando práticas mais saudáveis e relacionadas a alimentação, prática regular de exercícios físicos, além da crença em valores espirituais.

“Quando conhecemos os princípios que orientam as Blue Zones percebemos que já reuníamos aqui mesmo as condições para colocar em prática algo semelhante.

 

Precisaríamos engajar a comunidade e desde então isto vem sendo feito, agora formatado com uma entidade que fará a gestão do programa”, destaca o empresário Giuliano Donini, eleito presidente da Associação Jaraguá Mais Saudável.

O presidente da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), Anselmo Ramos, salientou que a participação de todos foi fundamental para que o programa fosse viabilizado.

“É uma ação do município, não de uma entidade ou de uma administração pública, e isto assegura a perspectiva de um bom encaminhamento quanto aos objetivos de termos uma comunidade mais saudável, longeva e produtiva, que formam o eixo central do projeto”, avalia.

Como ponto de partida do projeto foi escolhido o bairro Ilha da Figueira, escolhido por sua densidade demográfica, pelas características como polo de indústria e comércio, e por apresentar indicadores que merecem a atenção, como o índice acima da média municipal de doenças crônicas associadas à falta de hábitos saudáveis.

“Com base nestas características, é um local que servirá como piloto para avaliarmos os primeiros passos do programa, corrigindo o que for preciso, para depois levarmos a outras regiões”, declarou Jefferson Galdino.

“É um projeto sem precedentes, que segundo a Associação Brasileira de Qualidade de Vida é inédito no país justamente porque ele reúne os vários segmentos atuantes na sociedade”, finaliza o gerente executivo.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp