O professor de artes e ilustrador Rodrigo da Silveira, que mora há mais de três anos em Guaramirim, foi um dos vencedores do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais importantes do mundo na categoria, realizado no mês passado.
Rodrigo levou o prêmio na categoria Direitos da Infância, patrocinado pelo Instituto Arcor em comemoração aos 20 anos do instituto no Brasil. O artista brincou com o jogo de palavras entre a abreviação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a interjeição “ECA!”.
-
Artista plástica de Jaraguá do Sul participa da 39ª Expo Arte SP
-
Sociedades germânicas em Jaraguá do Sul: cultura, tradição e comunidade
A obra, inclusive, gerou polêmica no meio. Ele explica que foi necessário escrever um memorial descritivo para ampliar o sentido do trabalho já que muitos não conheciam o Estatuto. “No final foi um sucesso, meu trabalho entrou em exposição e os organizadores e o próprio Instituto Arcor gostaram tanto do texto que usaram ele na cerimônia de premiação e na própria exposição”, conta.
O artista destaca que a ilustração foi inspirada no trabalho do grande cartunista Henfil que também fazia muitas críticas relacionadas à questão das crianças e das injustiças sociais. O memorial descreve: “a criança de peito aberto exclama: ECA! Como um grito de ordem ela pede: Assegurem os meus direitos! O Estatuto da Criança e do Adolescente em seus mais de trinta anos de existência firmou-se como um marco fundamental na garantia dos direitos das crianças desse Brasil. Eca para aqueles que maltratam as crianças, Eca para aqueles que não respeitam os seus direitos!”.
Sobre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba
O festival acontece desde 1974 e tem como um de seus fundadores o escritor e dramaturgo Ziraldo. Dentro do evento existem várias categorias humorísticas como cartum, charge, caricatura, entre outros.
Além disso, todo ano é escolhido uma temática onde os artistas também podem expor suas obras referente ao tema escolhido. Na edição deste ano o tema proposto pela organização do evento foi “Mulher”.
Rodrigo também já venceu o Salão Universitário de Humor, também de Piracicaba, e foi um dos selecionados, em 2023, da Bienal de Humour et Vigne, na cidade de Jonzac, França.