Chamar a atenção para o consumo alimentício e utilizar a arte como meio de transmitir esta reflexão. Foi isso que os alunos do curso técnico integrado em Química do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) fizeram ao montar a exposição “Devorando Instalações”, aberta ontem para o público.
Desperdício de comida, degustação de bebidas de sabores, sensações, alimentação saudável e até mesmo uma reflexão sobre os componentes que colocamos no corpo vem à tona com os trabalhos elaborados pelos 20 estudantes, orientado pelas professoras Sandra Fachinello e Caroline Weiberg, e que estão espalhados pela unidade. Caroline explica que os alunos aprenderam sobre instalações e fizeram estudos sobre a melhor forma de colocar as ideias em prática, sem sair da temática e das questões avaliadas. “O bacana é que todos eles trocaram ideia sobre os trabalhos, o que poderia funcionar ou não. Foi um trabalho feito por todo o grupo”, enfatiza.
Garrafas plásticas coloridas penduradas em árvores, todas com “portinhas” por onde podem ser retiradas deliciosas uvas. Essa foi a forma encontrada pela aluna Natieli Simon para estimular uma reflexão sobre a alimentação do dia a dia. “Aproveitei para unir a reciclagem, já que utilizei as garrafas pets, para conscientizar sobre uma melhor alimentação. Na correria, acabamos deixando de comer coisas boas por aqueles alimentos mais práticos, mas isso influencia na saúde, não pensamos no futuro”, defende. Após conhecer o trabalho, o visitante ainda pode degustar a fruta. “O legal é que a experiência de fazer esse trabalho fez com que eu parasse para pensar na minha alimentação”, completa a estudante.
Natieli quis estimular uma reflexão sobre saúde deixando frutas
acessíveis, dentro de garrafas pet
Assim como ela, Gustavo Brock e Paulo da Silva chamaram atenção para os aspectos que englobam o consumo de produtos de origem animal e a relação com a cultura de cada país. Através de uma instalação com vídeo, os estudantes propõem que o visitante jogue um jogo, onde um animal é criado e depois ele morre, para então pensarem sobre o consumo e as consequências da indústria alimentícia.
A aluna Tainara Wendorff se inspirou na história de Alice no País das Maravilhas para fazer uma analogia ao crescimento. Intitulada “Cada vez mais estranhíssimo”, a proposta da estudante foi instalar um desenho da personagem Alice, feito com a ajuda da técnica de administração Camila França, com uma garrafa de poção escrito “Drink me” (Beba-me, em inglês). Para dar essa sensação de crescimento, como acontece com a personagem dos livros, ela utilizou uma escada como “tela”, já que ao subir os degraus se tem a sensação de crescimento.
Já o estudante Claudio Pomianowsky fez um bolo de laranja, com cifrões de dinheiro na cobertura, para trazer à tona o consumo desenfreado.
Ao todo, foram elaborados dez projetos pela turma do sétimo período, todos tendo como tema “Ciência alimentando o Brasil”. A iniciativa incrementa a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que conta com atividades nos dois campus da cidade, e poderá ser visitada até o dia 20, das 7h30 às 22h30.
A relação entre o consumo e arte estampou a cobertura de bolo feito por Claudio Pomianowsky
Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A exposição é uma das atividades que integra a edição deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ifsc em Jaraguá do Sul. Há programações abertas ao público tanto na unidade do Centro, o Câmpus Jaraguá do Sul, quanto na que fica no bairro Rau, o Câmpus Geraldo Werninghaus.
Hoje (19)
IFSC Centro
• 7h45 às 9h35: Escola aberta
• 11h15 às 11h45: Troca-troca de objetos – economia solidária
• 13h30 às 17h: Escola aberta
• 18h30 às 19h: Apresentação de orquestra
Amanhã (20)
IFSC Centro
• 9h55 às 10h25: Apresentação cultural
• 10h25 às 11h45: Comunicações orais de trabalhos científicos
• 15h40 às 16h10: Troca-troca de objetos – economia solidária
• 16h10 às 17h30: Comunicações orais de trabalhos científicos
• 19h às 20h20: Comunicações orais de trabalhos científicos
IFSC Rau
• 8h10 às 10h30: Palestra “Manutenção Preditiva, Termovisores e Análise da Qualidade da Energia”
• 10h50 às 12h30: Palestra “Resíduos Eletrônicos”
• 15h às 16h20: Palestra “Panoramas da Área de Robótica”
• 16h40 às 18h: Palestra: Primeiros Socorros – Bombeiros de Jaraguá do Sul
• 19h às 20h20: Palestra: Tecnologia de Impressão 3D
• 20h40 às 22h: Palestra “Crea Júnior” (Regional do Crea Jr)
Quinta-feira (22)
IFSC Rau
• 9h às 12h: Escola aberta (Sesc; Outubro Rosa; Mulheres Sim; Mostra de Trabalhos)
• 11h às 11h50: Escola aberta (Teatro GATS e Dança de Hip Hop)