Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ano letivo na Rede Municipal de Jaraguá do Sul começa com palestras e muito aprendizado

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

30/01/2026 - 05:01

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul (Semed) iniciou nesta quinta-feira (29), a programação especial alusiva à abertura do ano letivo 2026 da rede municipal. Duas palestras reúnem hoje e amanhã, na Scar, professores, diretores e demais profissionais da área. Devido ao grande número de participantes, os servidores foram divididos em quatro turmas.

A Formação Continuada é tradicional e tem como objetivo acolher, inspirar e proporcionar capacitação aos participantes, reafirmando o compromisso com a qualificação permanente e a melhoria da aprendizagem. A iniciativa abrange desde palestras e oficinas específicas por área de conhecimento, ocorrendo em diversos espaços da cidade, entre janeiro e fevereiro.

O palestrante Geraldo Peçanha de Almeida conduz a palestra “A Escola Transformadora: Cuidado, Empatia e Afeto na Educação”, trazendo reflexões sobre o papel da escola como espaço de transformação social, no qual o cuidado, a empatia e o afeto se constituem como bases essenciais para a aprendizagem, a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Gestão da felicidade e resolução de conflitos” é a segunda palestra da programação. Ministrada por Cleber Fabiano da Silva, aborda estratégias para o fortalecimento das relações interpessoais no contexto escolar, destacando a importância do bem-estar emocional, da comunicação assertiva e da mediação de conflitos como elementos fundamentais para uma convivência saudável e produtiva. O prefeito Jair Franzner e o vice, João Pereira, acompanham a programação.

Prêmio Boas Práticas na Alfabetização

No período da manhã, entre as palestras, ocorreu a entrega da premiação Boas Práticas de Alfabetização 2025, que seguiu critérios do Edital da Semed n° 11/2025. Foram premiados, na

Categoria 1, três projetos pedagógicos bem-sucedidos, aplicados nas turmas de alfabetização (1º e 2º ano), os quais promoveram avanços significativos na aprendizagem dos alunos, especialmente no campo da leitura e escrita. Já, na Categoria 2, receberam o prêmio, três unidades escolares que apresentaram avanços observados na sondagem de escrita, elaborada pela Secretaria e aplicada em

2025 nas turmas de 1° e 2º ano.

Confira os vencedores

Categoria 1

1º lugar: somando 88,1 pontos, o projeto “Jara Goods”: um caminho para o desenvolvimento de habilidades”, da professora Andreia Jaqueline Renta, da EMEB Albano Kanzler.

2° lugar: somando 87,7 pontos, o projeto “Entre castelos e tesouros: A construção da alfabetização lúdica”, da professora Ana Paula David de Oliveira Tecila, da EMEB Max Schubert.

3º lugar: computando 86,7 pontos, o projeto “Ler e escrever com sentido: A carta como estratégia pedagógica na alfabetização”, da Professora Marciele Cristina Gawenda Ortiz, da EMEB Atayde Machado.

Categoria 2

1° lugar: EMEB Rodolpho Dornbusch dirigida por Jeisa Fabiana Lemos de Andrade.

2° lugar: EMEB Francisco de Paula, sob a direção de Stephanie Dias Costa.

3º lugar: EMEB Vitor Meirelles, sob a direção de Rosangela Aparecida Neto Ramaldes.

Formações gerais de início de ano letivo

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Semed realizará formações voltadas a professores, equipes pedagógicas, diretores de unidades escolares, profissionais de apoio e demais servidores da educação. Os encontros contemplam temas pedagógicos, administrativos e formativos, abordando desde o planejamento do ano letivo, práticas pedagógicas baseadas em evidências, inclusão, alfabetização, uso de tecnologias, até questões relacionadas ao cuidado, à organização do trabalho escolar e à formação humana.

As formações abordam todas as áreas, desde o desenvolvimento infantil até conhecimentos específicos dos componentes curriculares do, além de temáticas emergentes e o uso de tecnologias educacionais.

“Ao reconhecer a formação continuada como um pilar fundamental para aprimorar a qualidade da educação no município, a Semed reafirma, por meio desta programação, que o investimento no desenvolvimento profissional dos servidores é essencial para garantir um ensino cada vez mais inovador, qualificado e eficaz, alinhado às necessidades dos estudantes e da sociedade jaraguaense”, argumentou Iraci Müller.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.