Aberta nesta segunda-feira (3) no Nova Hub Centro de Inovação, a programação da Semana da Conectividade coloca Jaraguá do Sul e municípios da região no centro dos debates em relação à aplicação de tecnologias como a Internet 5G e os seus impactos na indústria e no dia a dia das pessoas.
A agenda, que prossegue até o dia 5 (quarta-feira) reunirá palestras com especialistas, exposição de equipamentos e soluções que utilizam tecnologia digital e demonstrações de uso na educação, incluindo a presença de uma unidade móvel com laboratório onde o público pode conhecer a conectividade do 5G na prática.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Marcelo Fett, disse que investir no desenvolvimento tecnológico e no avanço da conectividade é agenda prioritária da administração de Santa Catarina. Fett apresentou o programa SC lnovadora, que segundo ele coloca o setor produtivo no centro da estratégia estadual de fomento ao setor.
“Inovação é vetor de desenvolvimento, gera impacto econômico, e o desafio é acelerar o acesso à internet 5 G”, explicou.
Segundo ele, nos últimos 40 anos o setor de tecnologia tem mudado o eixo econômico do estado, envolvendo mais de 60 mil pessoas e uma massa salarial de R$ 3 bilhões, com mais de 17 mil empresas que movimentam R$ 20 bilhões e representa 6% do PIB do estado.
O incremento do setor, assinala, passa por uma atuação decidida do governo onde o estado pode ser mais efetivo, com ambientes regulatórios, no acesso ao capital para financiamento a projetos de inovação e no desenvolvimento tecnológico, na capacitação de mão de obra com foco na competência profissional para o setor e programas de apoio ao empreendedorismo.
Uma das ações do programa é viabilizar uma rede ancorada para empresas, de caráter privativo que priorize a indústria, depois estendendo a conectividade para as áreas da saúde e educação. O modelo de 5G implantado junto à região onde está o Novale e dentro do futuro Distrito de Inovação de Jaraguá do Sul poderá servir de parâmetro para a expansão do programa.
Evento reforça parceria da iniciativa privada e setor público
A Semana da Conectividade é uma realização do Pacto pelo Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu e conta com o apoio do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura de Jaraguá do Sul, Naxi e Unifique.
A realização do evento mobilizou a classe empresarial e o poder público, com uma programação como objetivo de dar visibilidade ao envolvimento de setores organizados da comunidade com o tema inovação. Até o dia 5, o público poderá acompanhar a agenda gratuitamente e, inclusive, visitar o ‘Caminhão da Conectividade 5G’ do Senai de São Paulo, estacionado no pátio do Novale. Outra ação é o robô humanoide SEBIT, com cerca de 60 centímetros de altura utilizado na Escola S (Senai), que fez parte da programação de abertura como ‘Mestre de Cerimônias’, de poderá ser visto pelo público na Semana de Conectividade.
Pauline Horn, vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação da Acijs, e Francisco Tavares, diretor de Inovação da Câmara de Dirigentes Lojistas, destacaram a iniciativa como uma das metas do setor produtivo e das entidades que integram o Pacto pelo Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu.
O prefeito Jair Franzner e Célio Bayer, vice-presidente regional da Fiesc, também falou sobre as ações que vêm sendo implementadas para a conectividade de Jaraguá e região, com investimentos na implantação de laboratório e formação de profissionais para a indústria 4.0 e no ensino tecnológico a estudantes do município, com a inclusão da robótica e de curso de formação de programadores, cujo lançamento ocorre nesta terça-feira (4) pela manhã durante a Semana da Conectividade.