Ação contra a dengue será feita nos cemitérios do Centro de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

25/06/2021 - 09:06 - Atualizada em: 25/06/2021 - 09:08

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul detectou nas últimas semanas quatro focos do mosquito da dengue nos dois cemitérios do Centro, localizados na Rua Procópio Gomes de Oliveira.

Mesmo tendo vasos com plantas, os cemitérios nunca haviam sido detectados como pontos de focos do Aedes aegypti.

“Isso é muito perigoso, pois a chance de proliferação nesse ambiente é muito grande. Pode haver água parada em muitos pontos em um cemitério”, explica o diretor de Vigilância em Saúde Dalton Fischer.

Por isso a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria da Administração – Patrimônio vai fazer uma ação de combate ao mosquito da dengue nos cemitérios do Centro nos próximos dias.

A ação consiste em uma verificação dos vasos de plantas e recipientes que possam acumular água nos dois cemitérios. Caso seja confirmado o acúmulo de água, os recipientes serão eliminados.

“O que não podemos fazer é deixar o Aedes se proliferar ali. Sugerimos que os familiares responsáveis pelo cuidado dos túmulos desses dois cemitérios deem uma verificada nos vasos de plantas, floreiras, suportes de velas, para não deixar acumular água”, enfatiza Fischer.

Funcionários do Programa de Controle de Zoonoses e do setor de Patrimônio da Prefeitura irão checar todos os recipientes nos próximos dias.