6 lugares para visitar em meio à natureza em Jaraguá do Sul e região

Foto Naoki Arima

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/03/2024 - 11:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:35

Jaraguá do Sul e região contam com belos cenários em meio à natureza. Por isso, não faltam opções para quer celebrar as belezas naturais do entorno ou mesmo adotar um estilo de vida mais saudável.

Quem quiser conhecer locais para caminhar ao ar livre, desfrutar de uma cachoeira ou mesmo praticar esportes como trekking, mountain bike, rapel e canoagem pode aproveitar algumas das dicas aqui.

Confira, portanto, seis lugares em meio à natureza para visitar em Jaraguá do Sul e região.

 

 

1 – Morro das Antenas

Foto Click Catarina

Localizado no Morro Boa Vista, o local pode ser visto de quase toda a cidade. É possível caminhar desde a base ou ir com um carro comum até a Chiesetta Alpina e seguir de lá a pé.

Depois de uma boa caminhada em meio as árvores, pássaros e outros animais que podem aparecer ao longo do caminho, a vista com certeza faz tudo valer a pena.

Isso sem contar nos voos de parapente feitos no local em que você pode apreciar toda Jaraguá do Sul.

2 – Pico Malwee

Foto: Divulgação

O Pico Malwee foi reaberto para o público em setembro de 2020, e conta com um mirante com chão de vidro na ponta, onde é possível se sentir flutuando na imensidão da paisagem que o morro proporciona – e, claro, tirar belas fotos.

Entrando no bairro Barra do Rio Cerro pela rua Pastor Albert Schneider, prestando bem atenção, é possível ver o pico ao fundo, logo ao lado da torre da Igreja Evangélica Luterana.

A entrada, feita pela rua Domingos Vieira, está bem sinalizada e é fácil de ser encontrada. Do início da rua de acesso, são cerca de 3 quilômetros, em uma subida estimada em 1h30. O topo do Pico Malwee tem cerca de 550 metros de altitude.

 

3 – Parque Natural Braço Esquerdo

Foto Naoki Arima

O parque fica entre São Bento do Sul e Corupá, tem um riacho, a trilha do Vale Perdido, a caverna da Fuga, a cachoeira que dá nome ao parque, além de parede para escalada.

Com cozinha, banheiros e chuveiro com água quente, o lugar é uma ótima opção para quem gosta de acampar em meio à natureza.

4 – Morro Pelado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Schroeder

O local tem esse nome por conta de uma queimada que aconteceu alguns anos atrás e devastou boa parte da vegetação.

A caminhada para chegar ao topo é um tanto quanto íngreme, mas a vista lá de cima recompensa todo o esforço colocado na subida. Para quem não sabe, o Morro Pelado fica na cidade de Schroeder.

5 – Antiga Usina

Foto Ciclo Rotas

Mais uma das belezas a serem aproveitadas em Corupá.

Fundado em 1920, o espaço é uma antiga represa formada por grandes paredões de pedras, além disso, existe uma queda de água com uma praia fluvial que podem ser ótima opção para o verão. A entrada não é gratuita e o local fica fechado no inverno.

6 – Vale do Rio Bracinho

Foto Municipio de Schroeder

Uma ótima opção para os praticantes de trekking, mountain bike, rapel e canoagem. O local tem trilhas que sobem para o Arroio do Macaco, tendo cinco cachoeiras no caminho, a maior delas com 40 metros de altura.

Com churrasqueiras e piscinas naturais para banho, situado em Schroeder, também é uma boa opção para quem gosta de acampar.

Mas, se você for fazer algum desses passeios, precisa tomar cuidado com a natureza. Se levar coisas para comer ou beber, não deixe jogado, leve uma mochila e coloque tudo dentro. E assim, quando passar por uma lixeira, ou quando chegar em casa, você coloca no local correto. Aproveite e aprecie a natureza.