“Voto regional: esse é meu convite”

Foto Arquivo OCP News

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/09/2018 - 05:09

Por Walter Janssen Neto, presidente da Rede OCP News

Estamos prestes a mais um encontro com as urnas e a democracia. No dia 7 de outubro, daqui a apenas três semanas, teremos a oportunidade de escolher nossos representantes.

 

As últimas crises pelas quais o país passou, e ainda passa, reforçam a importância de fazermos boas e conscientes escolhas.

 

E é ai que eu faço um convite às lideranças e à comunidade. Vamos juntos levantar a bandeira do voto regional?

 

Essa não é a defesa de nenhum candidato específico, mas sim dos interesses de uma região que tem uma parcela significativa de contribuição -, tanto em impostos como em bons exemplos – e que não recebe a contrapartida merecida.

 

Estamos perdendo força econômica – e consequentemente emprego e qualidade de vida- por falta de investimentos públicos em infraestrutura. É preciso mudar esta lógica.

 

Quando tomamos consciência do que um representante na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional pode realizar, passamos a ter também o dever de fazer um apelo para que nossos parentes, vizinhos, amigos, colegas e colaboradores não desperdicem seu voto, não votem branco, nem nulo e que escolham candidatos daqui.

 

Assim, os interesses da nossa população por melhores serviços públicos, por melhor aplicação dos recursos e por mais ética na política serão defendidos com mais firmeza. Assim, também, teremos o poder para cobrar e fiscalizar com mais eficiência e proximidade.

 

Acompanhamos manchetes e mais manchetes sobre indícios de corrupção no mundo político, milhões que deveriam ser revertidos em benefício à sociedade acabam no bolso de alguns poucos. Mas o que estamos fazendo para transformar essa realidade?

 

Pesquisa do Big Data revelou que 79% dos eleitores do país não se lembram em que votaram para o Congresso Nacional em 2014. Apenas 15% deles afirmam que acompanham o desempenho dos parlamentares que ajudaram a eleger.

 

Esse, com certeza, é um dos fatores que corrompem a democracia representativa e que o voto regional pode ajudar a mudar.

 

A vantagem em votar em candidatos que vivem na região ocorre não só pelo conhecimento deles em relação às necessidades locais, mas também porque abre espaço para criar uma fidelização maior do político com o eleitorado, o que na prática resulta em mais poder ao eleitor e mais responsabilidade ao eleito.

 

É com essa convicção que a Rede OCP News lança hoje a campanha pelo voto regional. Como forma de convidar a comunidade a se unir em prol dessa causa, um selo será publicado na capa diariamente.

Quer receber as notícias no WhatsApp?