Durante a campanha, os candidatos à majoritária sempre recebem atenção maior, tanto da imprensa, quanto dos partidos e dos eleitores. É natural, afinal, são os prefeitos, governadores e presidente quem comandam voluptuosos orçamentos. Porém, isso não significa que a escolha de quem ocupará os cargos no Legislativo é menos importante. No município, são os vereadores quem mais têm contato direto com o eleitor, são eles que têm a função de legislar e fiscalizar. Através dos seus discursos podem chamar a atenção para os problemas da cidade e propor soluções. Uma Câmara formada por políticos atuantes, interessados no bem comum, preparados, conhecedores das leis e honestos, faz toda a diferença. Por isso, é essencial que o eleitor dedique parte de seu tempo – daqui até o dia 2 de outubro – para conhecer, analisar e escolher o melhor candidato à Câmara. Lembrando que esta escolha nem sempre é tão lógica quanto deveria. O coeficiente eleitoral, utilizado para definir quem são os vereadores eleitos, não contribui muito para a clareza do processo. É preciso ter cuidado para não acabar beneficiando justamente aquele candidato que utiliza das velhas práticas. Distribuição de macadame, gasolina, cesta básica, não importa, tudo isso é compra de voto e candidato que compra voto não vai pensar duas vezes antes de tirar benefício próprio e virar as costas para a sociedade depois de eleito. São 128 concorrentes ao Legislativo em Jaraguá Sul. Tem muita gente boa na disputa, de diferentes perfis. Eu mesma gostaria de poder votar em pelo menos cinco deles (as), pois tenho certeza de que, se eleitos, vão representar bem a sociedade, servir ao público e não se servir dele. Reflita, faça a escolha certa e contribua para melhora do quadro político. Uma Câmara verdadeiramente atuante ajuda a fazer o município melhor.

linha flecha

Obras investigadas
O Ministério Público instaurou inquérito para apurar suspeita de irregularidades em obras de drenagem e tubulação pluvial das ruas Vicente Francisco Safanelli e Ambrósio Pedro Berns, em Guaramirim.

linha flecha

Pelos trilhos
O engenheiro Luís Negri teve o nome escolhido para presidir a Comissão Especial que debate a circulação dos trens no município. O trabalho foi iniciado pela vereadora Natália Petry (PMB) e o objetivo é encontrar uma solução viável para diminuir os impactos da passagem das locomotivas no trânsito do município. Participam da comissão entidades públicas e privadas dos municípios da região. O trabalho foi dividido entre impacto na saúde pública com o derramamento de grãos; impacto na mobilidade urbana; transposição da malha ferroviária e identificação das competências e responsabilidades.

linha flecha

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Recursos para pavimentação

Logo depois de garantir novo contrato de financiamento com o Badesc, o prefeito Dieter Janssen assinou ontem mesmo a ordem de serviço para pavimentação da rua Waldemar Rau, trecho que dá acesso ao Distrito de Inovação. O investimento será de R$ 623 mil. Com o contrato, que soma R$ 1,2 milhão, Dieter também garantiu a pavimentação das ruas JGS 493, no Rio Cerro I, e JGS 492, no Rio Cerro II. “São três ruas movimentadas. Nossa comunidade esperava por essas obras”, disse o prefeito ao presidente da agência de fomento, José Caramori.

linha flecha

Verde no comércio
A implantação de sacolas verdes no comércio de Jaraguá do Sul será um dos destaques da plenária da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), do próximo dia 31. A intenção da Fujama é que as lojas substituam suas sacolas tradicionais por outras da cor verde, que poderão ser utilizadas pela população para reciclagem. Alguns supermercados já adotaram a ideia. Desde setembro de 2013, o Recicla Jaraguá evitou que mais de 10.650 toneladas de materiais recicláveis fossem para o aterro sanitário, em Mafra. Economia de recursos e respeito ao meio ambiente.

linha flecha

Campanha pela duplicação
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e as associações de Araquari, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Joinville, Massaranduba, Penha, São Francisco do Sul e Schroeder lançaram uma campanha pela duplicação da BR-280.  O objetivo é pressionar para que a obra seja acelerada. Na apresentação da campanha, a Facisc lembrou que há oito anos a então ministra Dilma Rousseff se comprometeu em agilizar as obras. “Desde 2008 até 2015, já foram 5.984 acidentes com 152 mortes. Além disso, a sociedade e as empresas tiveram o seu crescimento estagnado por conta da falta de infraestrutura”, destaca a vice-presidente da Facisc para a regional Norte, Eluiza Maiochi. A campanha conta com outdoors, banners, adesivos e anúncios.

eleicoes 2016• Na próxima terça-feira, a Católica promove em Jaraguá do Sul a 3ª edição do Bate-papo Diferente, a partir das 19h, com o tema “Eleições Municipais”. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, e as inscrições devem ser feitas no site da Instituição.

• O convidado da Católica é o jornalista e colunista político Moacir Pereira. O objetivo do evento é conscientizar a comunidade sobre a importância da participação no processo eleitoral e possibilitar a reflexão sobre o atual cenário político e econômico do país.

• Depois de apresentar Antídio Lunelli (PMDB), a coligação Jaraguá mais forte lançou um vídeo ontem mostrando quem é Udo Wagner (PP), que já foi deputado estadual e tem um longo trabalho como presidente voluntário da Scar. Também já ocupou o cargo de secretário adjunto de Cultura no Estado.

• Se eleito, Nilson Bylaardt (PMDB) promete ouvir a comunidade sobre o retorno da São Camilo, ou de outra entidade especializada, para gerir
o Hospital Santo Antonio.

• O estudo sobre a localização geográfica da banana produzida em Corupá será entregue por representantes da Asbanco na próxima quarta-feira, ao Inpi, durante seminário internacional, em Florianópolis. Esse é mais um passo para que o município obtenha o selo da Banana Mais Doce do Brasil.

• Silvio Mainka (PSDB) vai ficar no cargo de prefeito até o fim do ano, se Mario Fernando Reinke (PSDB) não reverter decisão do TRE que o afastou. A possibilidade de eleição indireta só existe depois de o processo ter sido transitado em julgado.