A Praça Ângelo Piazera é uma das praças mais conhecidas e visitadas de Jaraguá do Sul e desempenha um papel importante na cultura da cidade. Localizada entre as ruas Quintino Bocaiúva e Marechal Deodoro da Fonseca, antes de se tornar uma praça, ela foi adquirida pela empresa Pecher & Cia, da qual eram sócios Ângelo Piazera, César Pereira de Souza e Francisco Tavares da Cunha Mello Sobrinho.
Após comprarem o lote de grande extensão, encerrarem a sociedade. Ângelo ficou com todas as terras e seu sonho de doá-las para um espaço público se realizou após sua morte, em 1927.
A criação de um dos espaços públicos mais antigos da cidade foi condição para que a doação fosse feita. Quando o município de Jaraguá do Sul foi emancipado, em março de 1934, a doação do terreno ficou registrada em nome do município de Joinville. Mesmo assim, o jardim foi inaugurado junto com o prédio da administração municipal em outubro de 1941.
A inauguração da praça foi um marco para o município de Jaraguá do Sul, que havia sido emancipado em 1934. A praça, que inicialmente abrigava a sede da administração municipal, passou por diversas reformas e ampliações ao longo das décadas, com destaque para a criação de um espaço cultural, chafariz e lago com carpas em 1994, além de reformas no calçadão e palco nos anos seguintes.

Foto: Acervo Arquivo Histórico
Desde sua origem, a Praça Ângelo Piazera se tornou um ponto de encontro da população e dos visitantes, recebendo eventos culturais e artísticos de grande porte. A importância da Praça Ângelo Piazera não é apenas histórica, mas também cultural, pois se consolidou como um local de lazer e convivência para os moradores de Jaraguá do Sul.
Calçadão Jaraguá: o centro comercial de Jaraguá do Sul

Obras de construção do Calçadão da Marechal | Foto: Acervo Arquivo Histórico
O Calçadão localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca representa um dos principais espaços comerciais de Jaraguá do Sul. Inaugurado em 1996, faz parte da história e foi pensado com o objetivo de oferecer espaço amplo e acessível para pedestres, além de fomentar o comércio local.
Além de priorizar a mobilidade dos pedestres, passou a ser usado para diversos eventos, quase sempre promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Secretaria Municipal de Cultura e Lazer.
Em 2003, o Calçadão passou por uma reurbanização, que incluiu a troca de pisos e calçadas. Além de facilitar a mobilidade urbana, deixou a cidade ainda mais bela e acolhedora .

Foto: OCP News
Ao celebrar seus 149 anos, Jaraguá comemora com seus moradores a identidade dos seus espaços acolhedores, revitalizados com vistas em suas origens, unindo o passado ao presente com anseio de um futuro próspero, construído com trabalho, coragem e esperança.