Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Visita para fechar a chapa – Acontece SC

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/10/2025 - 07:10

O governador Jorginho Mello (PL) tem agendada para esta quarta-feira visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em sua prisão residencial, em Brasília. Na pauta, alinhamentos sobre a chapa majoritária de 2026. Algumas posições já estão definidas – como a de vice, que será do MDB, faltando apenas fechar o nome. Outra vaga certa é a de Carlos Bolsonaro para o Senado, atendendo, inclusive, ao pedido do pai. Resta uma posição, a outra vaga ao Senado. Jorginho deixou claro na última sexta-feira que não haverá chapa pura. Ou seja, Carol de Toni fica com o posto ameaçado, embora ainda faltem seis meses para o encerramento do prazo de definição das chapas. O sonho do governador é compor com a maioria de partidos possíveis, para assegurar uma reeleição tranquila. Neste cenário, o nome ideal é o de Esperidão Amin (PP), que levaria a Federação União Progressista (junção do União Brasil com PP) e seu tempo extenso de televisão. A ótima relação entre Bolsonaro e Amin pode ajudar a fechar a questão. A ver.

Tempo

Conforme a assessoria, Carol de Toni segue trabalhando intensamente, mesmo prestes a dar a luz a Bárbara, sua segunda filha. A deputada está confiante no projeto, principalmente após o apoio recebido ao visitar várias cidades ao lado de Carlos Bolsonaro. Muitos querem a dobradinha do PL ao Senado. Carol dá tempo ao tempo e sabe que as definições acontecerão mais à frente.

ACTs

A Comissão de Educação e Cultura da Alesc aprovou nesta terça-feira, o projeto de lei da deputada Luciane Carminatti (PT), que disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual (ACTs). A principal alteração permite ao ACT se licenciar do cargo para cuidar da saúde dos filhos menores de 18 anos por até 15 dias.

Fiesc

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) reúne, no próximo dia 13 de novembro, em Florianópolis, especialistas e líderes industriais referência no mercado durante o Radar Summit. O objetivo é debater três grandes temas: inteligência artificial, reputação e imagem corporativa e a importância da inovação para o crescimento do país e do setor industrial.

TJSC

Foto: Arquivo/Maurício Vieira

O plenário da Alesc aprovou nesta terça-feira o projeto de lei de autoria do TJSC que trata da ampliação de cargos no Judiciário estadual. Serão criados 12 cargos de desembargador, quatro de juiz de Direito de Segundo Grau, além de 32 cargos de secretário jurídico, 16 de assessor de gabinete, 64 de assessor jurídico e três de secretário de colegiado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 35 anos de atuação.