Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vicente Caropreso articula aproximação de SC com a região italiana da Calábria

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

23/02/2023 - 06:02

Encontro virtual internacional articulado e coordenado pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) discutiu na manhã de quarta-feira (22) ações para fomentar o intercâmbio comercial, social e cultural entre Santa Catarina e a Calábria, região do extremo sul da Itália.

Os italianos têm interesse na aquisição de equipamentos para produção de energia renovável, como os sistemas e equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica produzidos pela WEG.

A reunião teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Calábria (Del Consiglio Regional), Filippo Mancus, do Cônsul Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia, e de representantes de câmaras de comércio entre os dois países, entre outras lideranças.

Na próxima semana, Caropreso irá propor na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um “gemellagio”, acordo de aproximação entre Santa Catarina e a Calábria através da mútua cooperação das necessidades que cada um tem. Também ficou acordado na reunião que uma delegação da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina irá à Calábria, em julho, para conhecer as potencialidades econômicas do estado italiano.

Segundo Caropreso, é preciso estreitar relações. “Não podemos perder tempo e oportunidades. Somos o segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos, muitos da região da Calábria. Podemos e devemos fortalecer esses laços que trarão ganhos mútuos econômicos e culturais.”

O deputado tem fortes laços com a Calábria, região de onde seus avós emigraram para o Brasil. No ano passado, o parlamentar esteve na cidade de Diamante para receber o título de cidadão honorário.

Dois novos secretários de Estado serão empossados hoje

O governador Jorginho Mello empossa nesta quinta-feira (23) dois novos secretários de Estado. O deputado Jerry Comper (MDB) assume a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade e o ex-deputado Silvio Dreveck será empossado na recém-criada Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. A posse está marcada para às 14h, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Estado. Na ocasião, o governador entrega o texto da Reforma Administrativa do Governo ao presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal.

Foto: Divulgação

Jerry Comper tem 47 anos, nasceu em Vitor Meireles, onde começou a trabalhar como estagiário do Besc e foi também caminhoneiro. Acumula mais de 20 anos de experiência em administração pública. Foi assessor e chefe de gabinete do deputado Aldo Schneider (in memoriam) até a presidência da Assembleia Legislativa. Hoje, é deputado estadual reeleito pela região do Alto e Médio Vale do Itajaí.

Foto: Divulgação

Silvio Dreveck nasceu no interior do município de Campo Alegre, onde iniciou os estudos enquanto ajudava os pais na lavoura até os 17 anos. Depois, mudou-se para São Bento do Sul e começou a trabalhar na fábrica Condor S/A, chegando ao cargo de gerência. Formou-se em Administração com pós-graduação em Recursos Humanos e Finanças. Foi deputado estadual por três mandatos. Também foi vereador, secretário municipal de Saúde, e prefeito de São Bento do Sul por dois mandatos consecutivos.

 

Decisão STF

A Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Jaraguá emitiu uma nota para esclarecer o seu posicionamento quanto à decisão recente do STF em relação a inadimplentes. A diretoria da CDL esclarece aos associados que a aplicação da decisão deverá ser feita pelos juízes caso a caso, “pois tais medidas não poderão ignorar as garantias fundamentais dos cidadãos, devendo inicialmente serem aplicadas sanções menos gravosas e considerando o impacto que ocasionará na vida do devedor”.

Medidas

Recentemente, o STF declarou constitucional norma já existente no Código de Processo Civil que autoriza juízes a adotarem medidas coercitivas, como apreender CNH, passaporte, proibição de participar de concurso público, entre outras medidas. Na opinião da CDL de Jaraguá, a decisão é de caráter inovador e deve resultar em muito debate na Justiça, principalmente sobre em que casos poderá ser aplicada, visando evitar uso abusivo e respeitando os direitos fundamentais de cada um.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.