A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, esta semana, moção de apelo para que a Celesc viabilize com urgência melhorias na rede elétrica dos bairros Ribeirão Cavalo e Braço do Ribeirão Cavalo. A proposta foi apresentada pelo vereador Osmair Gadotti (MDB) e recebeu o apoio dos demais parlamentares.
A moção destaca a necessidade de investimentos na infraestrutura elétrica dessas regiões, levando em consideração o crescimento populacional dos bairros sem o devido acompanhamento no sistema de abastecimento de energia. Além disso, o documento ressalta o aumento do uso de equipamentos elétricos pelos consumidores, que dependem de um fornecimento estável para suas atividades diárias.
Gadotti relata que os moradores desses bairros têm enfrentado dificuldades constantes devido às oscilações frequentes de energia, o que coloca em risco o funcionamento de eletrodomésticos e outros equipamentos essenciais.
O vereador Almeida também citou que as duas linhas de energia que abastecem Jaraguá do Sul atualmente são insuficientes para a demanda de consumo. Gadotti ainda propôs que o gerente regional da Celesc seja convidado para prestar esclarecimentos em sessão da Câmara.
@@@@@@@@@@@@@@@
Aprovado projeto que inclui o Dia Mundial da Criatividade no calendário oficial de Jaraguá do Sul
O Legislativo jaraguaense também aprovou, esta semana, por 8 votos a 2, o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Criatividade e Economia Criativa no calendário oficial de eventos do município. A aprovação ocorre pouco mais de um mês antes da quarta edição do evento, consolidando o compromisso da cidade com a inovação e a economia criativa.
Para Alexandre dos Santos, consultor na área de marketing e vendas, e um dos líderes do World Creativity Day em Jaraguá do Sul, essa conquista reforça a importância da criatividade como motor do desenvolvimento local. A escolha do dia 21 de abril remete ao histórico do World Creativity Day (WCD), idealizado pelo brasileiro Lucas Foster, que desde 2014 promove um festival colaborativo de criatividade em diversas cidades ao redor do mundo.
Em Jaraguá do Sul, o evento é realizado desde 2022 e já mobilizou mais de três mil pessoas, oferecendo uma programação diversificada de palestras, workshops e ativações culturais. Com a oficialização da data no calendário municipal, a tendência é que a iniciativa cresça ainda mais, impactando positivamente a comunidade e o ambiente de negócios da cidade.
@@@
FOTOLEG
Pavimentação
Moradores do Rio da Luz estiveram presentes na sessão de terça da Câmara jaraguaense solicitando a pavimentação de ruas do bairro. Durante a sessão foi aprovada moção que pede a pavimentação das ruas Alex Krause, Rua 1428, Rua Waldemar Lemke (1424), Rua Willy Glasenapp e Rua Eugênio Muller. Os moradores expressavam com cartazes a impaciência por conta da demora para essas pavimentações. O documento, de autoria do presidente da Casa, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), solicita urgência da melhoria estrutural das vias, em especial, devido ao acúmulo de poeira, lama, buracos e falta de segurança.

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
@@@
Orçamento
O Congresso Nacional aprovou, ontem, o projeto do Orçamento de 2025 com um superávit previsto de R$ 15 bilhões, sendo que a meta para o ano é de déficit zero. O texto original do Poder Executivo citava R$ 3,7 bilhões de superávit após as deduções permitidas. O projeto foi aprovado depois que o relatório final foi divulgado na madrugada de quinta-feira (20) e votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) no começo da tarde. O texto seguirá agora para a sanção presidencial.