Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereadores pedem doação de terreno à Polícia Científica em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

13/03/2024 - 06:03

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, ontem (12), moção que solicitada ao Executivo Municipal a doação de uma fração do imóvel que compõe a Arena Jaraguá, de propriedade do município, ao Estado, para construção da sede da Polícia Científica no local.

A moção, que recebeu apoio unânime dos vereadores, leva em consideração o fato da Polícia Científica tratar-se de um órgão permanente de perícia oficial do Estado, responsável por realizar perícias criminais e serviços de identificação civil e criminal. Atualmente, a entidade não dispõe de uma sede própria em Jaraguá do Sul, realizando suas atividades em um imóvel locado e improvisado. A situação se agrava devido à reforma do prédio da 15ª Delegacia Regional, onde parte das atividades temporariamente está alocada.

Além disso, o volume de serviços prestados pela Polícia Científica na região e a falta de espaço físico adequado comprometem o atendimento às vítimas e ao público em geral, especialmente nas atividades de identificação civil e criminal.

Mesmo com recursos do governo estadual para a construção da sede, a falta de um imóvel adequado tem sido um obstáculo. No entanto, a equipe técnica da Polícia Científica de Jaraguá do Sul identificou que o imóvel localizado junta d a Arena Jaraguá, possui todas as características necessárias para atender às exigências do Estado. A moção foi aprovada e enviada ao Executivo.

Doenças raras

A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) realiza nesta quarta-feira (13) a 10ª edição do Fórum Catarinense de Doenças Raras. O evento é organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e conta com o apoio do governo do Estado, da Associação Catarinense de Doenças Raras e demais entidades e empresas. Cerca de 8,6 mil pessoas têm alguma doença rara em Santa Catarina.

A programação inclui palestras de médicos especialistas. O evento é gratuito e tem como objetivo aumentar a conscientização e a compreensão sobre as doenças raras por meio de informação, acessibilidade e prevenção.

Segundo o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência e proponente do evento, o fórum oferecerá uma oportunidade de socializar avanços científicos e debater soluções para os desafios enfrentados pelos pacientes e suas famílias.

Mulheres na política

O Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), em parceria com as Escolas do Legislativo da Assembleia Legislativa da Avevi realizarão o maior evento da região de apoio a inclusão das mulheres na política. Será no dia 20 de março, a partir das 18h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Podem participar mulheres representantes dos poderes públicos, agentes públicos e políticos, movimentos sociais, escolas, entidades privadas e população em geral interessada nas temáticas em discussão. O objetivo é fomentar o interesse das mulheres para a plena participação na política e nos mandatos eletivos. As inscrições podem serão feitas durante o evento.

60 Anos

A Alesc realizou, no começo da semana, sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade, que, em 2024, celebra 60 anos de criação. Em alusão ao tema da campanha deste ano, “Fraternidade e Amizade Social”, o Parlamento destacou entidades e personalidades de Santa Catarina que atuam em ações de cuidado e amizade social.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.