Vereadores indicam continuação da Via Verde para Guaramirim

Foto: Fábio Junkes

Por: Áurea Arendartchuk

28/07/2023 - 06:07 - Atualizada em: 28/07/2023 - 10:21

vereadores Osvaldo Barbosa, Tiago Stoinski e Admar Paludo, todos do PP, indicaram a implantação do Parque Linear e da Via Verde às margens do Rio Itapocu, em Guaramirim. A indicação foi feita em sessão esta semana.

Segundo o vereador Osvaldo Barbosa, a via teria início no limite com Jaraguá do Sul e iria até a Ponte do Zindars, na Rodovia SC-108. Barbosa disse que já foi feito contato com o deputado federal Fábio Schiochet (UB) para que, junto com a prefeitura, se busque recursos para viabilizar o projeto.

A obra seria de dois quilômetros com investimento de aproximadamente R$ 18 milhões. A indicação foi aprovada por todos os vereadores e encaminhada ao Executivo Municipal.

Polícia Civil de SC celebra 211 anos e lança Sistema Único de Denúncias

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou ontem na Acadepol, em Florianópolis, a solenidade em comemoração aos 211 anos da instituição, com anúncio de novidades para o futuro da corporação.

Além de um planejamento estratégico para os próximos 12 anos, o delegado geral Ulisses Gabriel anunciou duas novidades: o Sistema Único de Denúncias e o Inquérito Policial Digital. Durante a solenidade, a vice-governadora Marilisa Boehm recebeu uma homenagem do delegado-geral, Ulisses Gabriel e do secretário de Segurança Pública, Paulo Cézar Ramos de Oliveira.

O governador Jorginho Mello destacou que a Polícia Civil é bem conceituada em Santa Catarina. “São homens e mulheres comprometidos com a segurança da sociedade. A nossa polícia é bem organizada, qualificada e é por isso que nós estamos aqui para comemorar os 211 anos de sucesso.”

Dentro do planejamento estratégico da PCSC está a relação da Polícia Civil com a comunidade e a qualificação do efetivo. Outra novidade apresentada pelo delegado-geral foi o Sistema Único de Denúncias. Com ele, todas as denúncias serão centralizadas para um único local e, de lá, distribuídas, dando agilidade ao trabalho da Polícia Civil.

Na Colômbia

O deputado estadual e coordenador do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg), Mauro de Nadal (MDB), junto com integrantes Comseg, estiveram esta semana em Medellín, na Colômbia. Lá foram realizadas uma série de visitas à comunidades, escolas, espaços culturais e centros de formação de professores e de atendimento a famílias. A proposta foi conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo município de Medellín para reduzir a violência nas últimas décadas.

Ações

Segundo Nadal, experiência foi muito interessante, já que Medellín, hoje, é uma das cidades mais seguras da Colômbia, uma realidade muito diferente dos anos 1990. Além das ações de segurança, a cidade apostou no envolvimento das famílias nos ambientes escolares. Igualmente, fortaleceu a formação constante dos professores, sempre levando em consideração a realidade de cada região. Ainda ofereceu acompanhamento psicológico aos profissionais. Lá comunidades menos favorecidas e com alto índice de violência, receberam diversos investimentos do Estado, como: escolas, centros infantis, centros culturais, hospitais e bibliotecas, além dos moradores das comunidades terem assistência jurídica, fazem documentos e encaminharem denúncias em espaços chamados de Casas de Justiça.