Vereadoras pedem mudanças nos critérios de zoneamento escolar em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

20/11/2021 - 06:11

 

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou esta semana uma moção de apelo das vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (Progressistas) que pedem que a Prefeitura e a Secretaria de Educação incluam o critério “logística familiar” na normativa que dispõe sobre o zoneamento escolar. A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao prefeito Antídio Lunelli e à secretária de Educação Ivana Atanásio Dias.

Até o momento, os critérios utilizados no zoneamento são relacionados, em primeiro lugar, à localização da residência dos estudantes e, em segundo, ao local de trabalho dos pais ou responsáveis, também considerando a demanda e a capacidade de cada escola. O objetivo disso é o de distribuir melhor as vagas da rede municipal de ensino.

Sirley e Nina argumentam que, em muitos casos, tanto o pai quanto a mãe, trabalham o dia inteiro e, por isso, precisam deixar os filhos com os avós, familiares ou em casas de terceiros no período em que não estão na escola. O problema apontado por elas é que muitos desses avós e familiares moram distantes da escola a qual os estudantes foram designados.

Segundo elas, muitos pais pedem que a logística familiar seja incluída no zoneamento escolar como critério e que perceberam que essa normativa está trazendo uma série de transtornos. “Matricular próximo a sua residência é um direito, mas não pode virar uma obrigação”, conclui Sirley Schappo.

Eleições OAB

Os candidatos para representar a entidade para o triênio 2022/2024 estarão reunidos com a advocacia de Jaraguá e região na segunda-feira, às 19h, na SER Marisol. Deborah Gumz Lazzaria Pinto, Theo Francisco Von Atzingen Sasse, Ocimara Josiane Carmen Gorges, Fernanda Klitzke e Eduardo Langhinotti Follmann integram a diretoria, que liderará os 1.103 advogados atualmente inscritos na região de Jaraguá, com chapa única.

Enquanto Gustavo Pacher, atual presidente local, é candidato ao Conselho Federal, tendo Silvana de Oliveira e Nykaella Rosa como candidatas ao Conselho Estadual na Chapa 4, liderada por Claudia Prudêncio e Juliano Mandelli. As eleições no Estado ocorrem no dia 25 de novembro.

Amigo da PM

O diretor presidente do Samae Ademir Izidoro será homenageado com a comenda Amigo da PM. A solenidade será na próxima sexta-feira (26), às 10h, na sede da 12ª Regional da PM (ao lado da antiga sede da Câmara de Vereadores). O Tenente Coronel Márcio Leandro Reisdorfer, entregou esta semana o convite a Izidoro para a solenidade de 4 anos de instalação da regional da PM.

Na ocasião também haverá a promoção de Praças, entrega de medalhas e honrarias, inclusive a promoção do comandante à Coronel. Segundo Reisdorfer o presidente do Samae será um dos homenageados pela importante parceria do Samae com a PM.