Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereador Livramento realiza mobilização por mais policiais na região de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

14/04/2023 - 06:04 - Atualizada em: 14/04/2023 - 08:09

O vereador Rodrigo Livramento (Novo) encabeça uma mobilização na região para pressionar o Governo Estadual a destinar mais policiais militares para o 14° Batalhão. Uma ação conjunta está sendo realizada entre os prefeitos, vereadores, 14° Batalhão de Polícia Militar e entidades da sociedade civil para sensibilizar o governador Jorginho Mello sobre a queda no número de policiais ano após ano na região do Vale do Itapocu.

Livramento percorreu os municípios da região para angariar assinaturas de autoridades em um abaixo-assinado em prol dessa causa. “Estamos pagando pela nossa eficiência, uma vez que os índices de criminalidade caem, mesmo com a diminuição do efetivo policial. Outras cidades, que não fazem o serviço tão eficiente como nós, acabam recebendo mais efetivo. Só que chegou o momento que não dá mais para aguentar essa situação e nós sermos penalizados pela nossa eficiência. Então é uma ação conjunta solicitando mais efetivo e uma reunião com o governador para sensibilizá-lo em relação a essa pauta”, explicou.

No começo do mês, a Câmara jaraguaense, atendendo a proposição do vereador Jonathan Reinke (Podemos), apelou para que o Governo do Estado aumente o número de policiais militares em Jaraguá do Sul. A moção com o apelo foi aprovada por unanimidade.

Foto: Rafael Maximiano

Reserva de vagas a filhos de mulheres vítimas de violência

Foi aprovado por unanimidade, em sessão esta semana na Câmara de Jaraguá do Sul, projeto de lei que estabelece a reserva de vagas em creches e escolas da rede pública municipal para dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica no município. O projeto é de autoria dos vereadores Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Nina Santin Camello (PP), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Sirley Schappo (Novo).

De acordo com o texto da matéria, para comprovar a situação de violência de natureza física, psicológica ou sexual, será necessário apresentar boletim de ocorrência expedido pela autoridade policial e relatório de encaminhamento e acompanhamento elaborado pelo órgão de referência da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Dessa forma, a transferência de uma unidade escolar para outra será concedida visando resguardar a segurança da mulher e dos filhos. A garantia e a priorização de vaga ou transferência de unidade independerá do zoneamento escolar. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.

Schützenfest

O prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner (MDB) comandou esta semana uma reunião com todos os integrantes do Comitê Gestor da 33ª Schützenfest. A festa acontecerá no Parque Municipal de Eventos entre os dias 9 a 19 de novembro. O Comitê foi formado e começou as reuniões de preparação para 33ª Schützenfest há aproximadamente um mês, tendo encaminhado os estudos para as licitações, para o layout da festa, além de preparar novidades. De acordo com o prefeito Jair, uma delas é a reformulação da entrada do Parque de Eventos para melhorar o acesso do público aos pavilhões.

 

90 anos

A Assembleia Legislativa realizou na noite de quarta-feira (12) uma sessão especial em homenagem aos 90 anos de instalação da Justiça Eleitoral em Santa Catarina. O presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou o trabalho de magistrados, procuradores eleitorais, colaboradores, voluntários e mesários, lembrando a parceria em 2022 entre o Parlamento e o TRE/SC. Já o desembargador Leopoldo Bruggemann, presidente do TRE/SC, saudou o fortalecimento da democracia e lembrou das urnas eletrônicas como um marco, além da capacidade demonstradas nas últimas eleições.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.