Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereador defende criação de faixa exclusiva para motos antes de cruzamentos em Jaraguá do Sul

Foto: Luiz Costa/Secretaria de Comunicação Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

19/02/2025 - 06:02 - Atualizada em: 19/02/2025 - 09:31

O vereador Israel Cani (PL), apresentou indicação, esta semana na Câmara jaraguaense, em que solicita a criação de uma faixa para motocicletas em cruzamentos com semáforos. A chamada faixa azul seria reservada apenas aos motociclistas antes das faixas de pedestres, de modo que, antes da arrancada na abertura de um semáforo, os motoristas de carros, ônibus e caminhões possam ver as motocicletas à frente com mais facilidade.

Segundo Cani, a falta desse recurso faz com que motocicletas tenham que encontrar espaço entre veículos maiores durante deslocamentos urbanos, comprometendo a segurança de todos os condutores. Cidades como São Paulo (SP) e Curitiba (PR) – foto acima – já adotaram a medida, e a capital paulista também conta com uma faixa destinadas para motocicletas em vias de alta velocidade, como marginais e algumas avenidas.

A indicação reforça a importância dos motociclistas na locomoção de bens e serviços na cidade, e defende a medida como essencial para a fluidez viária em Jaraguá do Sul. A ideia passará por estudo e análise da secretaria competente, que vai deliberar sobre a sua viabilidade e verificará o custeio envolvido com a implementação do recurso.

 

Ampliação da faixa etária para a vacina contra a dengue

A ampliação da faixa etária para a vacinação gratuita contra a dengue foi comemorada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O parlamentar vinha solicitando a medida como estratégia para conter o alto número de casos da doença em Santa Catarina.

Segundo o deputado, é muito importante essa mudança na estratégia para reverter o baixo índice de adesão à vacina, que hoje chega a 44% do público-alvo que foi imunizado. A ampliação vai permitir que mais pessoas recebam a proteção necessária e irá impedir que imunizantes sejam jogados foram devido a perda da validade.

Doses

A primeira medida foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde no início da semana passada, autorizando os municípios que já vacinam adolescentes de 10 a 14 anos a estenderem a aplicação para jovens de até 16 anos. Já o Ministério da Saúde, publicou uma portaria permitindo que doses próximas ao vencimento sejam aplicadas em faixas etárias ampliadas. Vacinas com validade de dois meses poderão ser administradas em pessoas entre 6 e 16 anos. Já aquelas com apenas um mês de validade estarão disponíveis para quem tem entre 4 e 59 anos, podendo ainda ser redistribuídas para municípios que não estavam contemplados na campanha de imunização.

 

Abastecimento em Guaramirim

A Prefeitura de Guaramirim montou um Comitê de Crise para tratar sobre a questão do abastecimento da cidade que se agravou na última semana devido a onda de calor. Em reunião ontem, o Comitê decidiu que o abastecimento de água no Centro de Guaramirim será interrompido às 12h desta quarta-feira (19), com previsão de normalização às 6h de quinta-feira (20). A medida, segundo a Águas de Guaramirim, é necessária para estabilização dos níveis dos reservatórios. A Prefeitura solicitou a colaboração de comércios e residências que possuem fonte própria de abastecimento para que façam uso da estrutura. Além disso, foi orientado para a reservação de água a fim de garantir a continuidade das atividades essenciais durante o período de interrupção.

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.