“Uso inadequado de fones de ouvido”

Foto divulgação | Pexels

Por: Ricardo Godoy Bueno (CAJ)

13/04/2021 - 14:04 - Atualizada em: 13/04/2021 - 14:57

Você sabia que o uso inadequado e constante pode causar problemas na audição?

O uso prolongado do fone de ouvido em volume alto pode causar danos à audição, mesmo com o volume baixo é aconselhável não ficar mais de uma hora por dia usando o fone de ouvido. Isso acontece porque a onda sonora entra no ouvido externo fazendo vibrar a membrana timpânica, que se conecta aos ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, essa vibração é conduzida por energia mecânica até a cóclea, que transforma o estímulo em elétrico e transmite para o nervo auditivo até o cérebro, sendo decodificado o som.

Todos os modelos de fones de ouvidos podem ser prejudiciais, salienta que os intra-aurais (fones de inserção que ficam no ouvido), são mais prejudiciais, pois aumentam o problema da saúde auditiva.

Esses modelos não são recomendados por ficarem em contato com o canal do ouvido e isso faz aumentar três vezes a intensidade do som, causando mais impacto na audição.

Caso seja necessário fazer o uso desse equipamento escolha o modelo concha.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,1 bilhão de pessoa entre 12 aos 35 anos de idade em todo o mundo correm o risco de perda auditiva porque escutam música em volume alto nos fones de ouvido.

Destaca-se também que o uso exagerado acomete a concentração e até a comunicação, o que por sua vez é de extrema importância na vida das pessoas. O hábito constante de jovens e crianças que desejam se “isolar” do mundo utilizando o fone de ouvido em uma intensidade maior que a do ambiente pode causar zumbido, chiados, tontura, dificuldade de entendimento da fala e diminuição na capacidade de ouvir. Isso faz com que a audição seja prejudicada sem que o usuário do fone de ouvido perceba.

Caso você já se expôs por algum tempo a ruídos intensos e percebe qualquer problema de audição ou dificuldade para ouvir as pessoas e necessidade de aumentar o volume da TV, por exemplo, procure um especialista para uma avaliação auditiva.

Onde encontrar

O CAJ está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, número 889, no bairro Centro em Jaraguá do Sul. Para mais informações você pode acessar as redes sociais da empresa Facebook ou Instagram ou entrar em contato pelos telefones:

Jaraguá do Sul: (47) 3372-2364 Whatsapp: (47) 99972-5395.