Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Um workshop para (re)pensar nossas praças e parques

Foto: divulgação

Por: Coluna Novale

07/08/2024 - 15:08 - Atualizada em: 07/08/2024 - 15:31

Por Laryssa Tarachucky
Coordenadora do LabIC Novale

Nos próximos dias, o LabIC Novale – laboratório de inovação cidadã do Novale Hub – deve iniciar um processo participativo de construção de projetos para a melhoria dos espaços públicos de nossa cidade. O 3º Workshop LabIC Novale é um convite para que a comunidade jaraguaense pense seus espaços de convívio: como tornar nossas ruas, praças e parques ambientes mais criativos, lúdicos, seguros, inclusivos e responsivos às necessidades e desejos das pessoas?

A primeira edição do Workshop aconteceu em novembro de 2021. Distribuído ao longo de três dias, o evento atraiu pessoas, vindas de 11 cidades, incluindo participantes de três outros estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará) e de um outro país (Portugal). Já a segunda edição, ocorrida em setembro de 2022, teve abrangência internacional. Três das principais referências em inovação cidadã estiveram lado a lado com membros da comunidade do entorno do Novale Hub para explorar problemas locais e criar soluções específicas ao contexto: Marcos García, ex-diretor do Medialab-Prado (Espanha); Carolina Cardoso, coordenadora do LabIC Barreiro Velho (Portugal); e Naomi Martin, gestora do programa Actors of Urban Change (Alemanha) – um programa que, ao longo de dez anos, apoiou projetos de inovação cidadã e mais de quarenta países por toda a Europa.

Em 2024, estamos chegando à terceira edição do Workshop com o tema “Espaços Públicos Lúdicos”. Nesse momento, há toda uma estrutura sendo planejada para dar apoio aos grupos de trabalho formados pelas convocatórias deste ano.

Que tipos de mobiliário precisam ser criados para refletir nossa identidade? Que tipos de espaços precisam ser criados para que nossas necessidades de lazer, esporte e recreação sejam atendidas? Quais são as atividades, os projetos, os programas e as políticas públicas que precisam ser implementados para que todas as pessoas – independentemente de sua idade ou gênero – tenham a chance de se sentir pertencentes a esses espaços? Como intervir em nossos espaços públicos para contribuir com a superação de nossos desafios coletivos?

Essas e outras questões serão tratadas a partir de uma metodologia participativa. Ela inicia com uma convocatória de ideias (que vai de 19 de agosto a 21 de setembro), para a qual todo cidadão pode submeter uma proposta de projeto a ser desenvolvida. Passa por uma convocatória de colaboradores (de 30 de setembro a 16 de outubro), na qual convidamos a comunidade mais ampla para colaborar com o desenvolvimento das ideias selecionadas e termina com um evento imersivo, presencial, entre os dias 24 e 27 de outubro.

Acreditamos que a vida nas cidades enfrenta várias questões que só podem ser resolvidas através da ação coletiva. Acreditamos que os espaços públicos devem estar abertos à energia criativa das pessoas que por eles circulam e que incentivar que as pessoas percebam os espaços públicos como algo seu, que se apropriem deles e que desenvolvam uma postura de cuidado sobre os ambientes de uso comum passa também por permitir que essas mesmas pessoas planejem seus espaços e suas atividades. Sinta-se convidado!

Patrocínio:

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp