Um histórico problema de gestão

foto: divulgação

Por: Antídio Aleixo Lunelli

22/03/2024 - 13:03 - Atualizada em: 22/03/2024 - 16:56

Antídio Lunelli, deputado estadual

Falo tanto em gestão, que onde quer que eu vá em Santa Catarina, sempre tem alguém que grita: chegou o ‘geston’. Pois é, esse é um tema que eu costumo realmente repetir e foi, aliás, a preocupação com a falta de gestão na iniciativa pública um dos principais motivos para minha entrada na política. Como teimoso que sou, queria provar que pode ser diferente. E provamos.

Aprendi desde pequeno, com a cadernetinha do meu pai, que matemática é ciência exata, que dinheiro não aceita desaforo, e também que mais vale o nome limpo na praça, do que dinheiro no caixa.

Esses ensinamentos, eu levo sempre comigo e tentei passar para todos que me cercaram durante a minha vida; filhos, amigos, colaboradores e, mais tarde, na política. Acontece que na iniciativa pública esses conceitos são ainda mais difíceis de serem implementados. Porque, para maioria das pessoas, é como se dinheiro público fosse algo mágico brotando do céu, e não o nosso tão suado dinheiro transferido aos cofres públicos através de impostos.

A ausência desses conceitos básicos é um dos maiores problemas. Precisamos mudar essa realidade para que o Brasil seja um país com melhores serviços públicos, melhor infraestrutura, mais oportunidade e menos impostos. Sim, é possível fazer mais com menos. É possível simplificar, agilizar, diminuir despesas e investir no que realmente é necessário.

Entretanto, para aplicar essa lógica na política, o eleitor precisa entender a importância da boa administração. Se a corrupção é um dos piores crime contra a coletividade que pode acontecer, a má administração dos nossos recursos nos faz escravos de uma estrutura pública inchada e ineficiente.

Pagamos impostos, mais impostos em cima dos impostos, e não temos a contrapartida. Faltam leitos de hospitais, as nossas estradas estão uma vergonha, as escolas, principalmente as estaduais, com graves problemas de estrutura, há déficit de policiais na maioria das cidades. E a lista de problemas continua.

Existe também uma grande defasagem no país em relação à eficácia dos processos, causada pela burocracia excessiva, morosidade das etapas e a própria falta de capacitação específica em alguns setores.

A falta de ferramentas de qualidade para o desenvolvimento de um trabalho contínuo também atrapalha o setor público. Assim como o pouco aproveitamento da tecnologia para garantir rapidez e transparência.

Como deputado, não tenho a caneta na mão para fazer tudo o que precisa ser feito, mas tenho voz para levantar as bandeiras que considero importantes. E ajudar a mudar essa realidade na administração pública é uma das minhas prioridades.

Porque gestão mais eficiente se traduz em escola melhor, estradas boas, saúde de qualidade, e segurança em dia. Gestão, ou geston, sim, sempre!