Um aniversário de 50 anos e uma convidada especial: a comunidade!

Foto: Divulgação

Por: Palavra do Reitor

02/06/2023 - 13:06 - Atualizada em: 02/06/2023 - 13:47

 

O ano de 2023 é especial, porque em agosto, a FERJ completa meio século de muitas histórias as quais ajudamos a escrever, contar e celebrar. Hoje, estamos presentes na comunidade, sempre reforçando a importância de uma base sólida, cientes de como tudo começou e de onde queremos chegar. Um misto de orgulho do passado e atenção plena voltada para o futuro.

Recentemente, somos mais conhecidos como Católica de Santa Catarina. Porém, temos uma longa e linda história que data de 1973, com a Fundação Educacional Regional Jaraguaense, oriunda da inquietação do Padre Elemar Scheid, um visionário, que lutou para que fosse possibilitado o acesso ao ensino superior em Jaraguá do Sul.

Três anos depois da fundação, iniciamos as atividades do curso de Estudos Sociais, destinado a formar professores. De lá para cá, a tônica foi a transformação. Crescemos, diversificamos e nos adaptamos, sempre alinhados com as necessidades regionais.

Não obstante, continuamos inquietos e determinados a promover mais e mais transformações no nosso entorno. Nos últimos anos criamos cursos de educação à distância, aprimoramos o uso de metodologias híbridas e lançamos novas frentes de atuação, como a Educação Tecnológica, voltada para jovens em idade escolar, Católica Experts, destinado para o Lifelong Learning e o Inovescola, novamente voltado para a formação de professores, retomando nossas origens.

O legado deixado pelo Padre Elemar segue sendo impulsionado, de modo a promover conhecimento transformador, impactando positivamente a comunidade. Desafios sempre existirão, todavia, seguindo nosso propósito com dedicação, temos a certeza que novas oportunidades surgirão e continuaremos transformando a FERJ para que ela atenda às necessidades contemporâneas e futuras da nossa comunidade.

Esse é um ano de celebração, mas acima de tudo, de olhar adiante. Sempre digo que olhar para o passado serve para construirmos cenários, tirarmos lições e aprendizados. Todavia, o que realmente vale é o que faremos hoje, baseados em boas decisões para construirmos o futuro que queremos e precisamos.
Vamos comemorar os feitos do passado e agir no presente, para delinearmos um futuro promissor e de muito sucesso, com o objetivo de continuarmos nos transformando e transformando nossa região.