Suspensão da rede social X no Brasil provoca reações entre deputados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Áurea Arendartchuk

06/09/2024 - 06:09

 

A suspensão do X, antigo Twitter, provocou diferentes reações e mobilizações dos deputados federais. Há desde manifestação de apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) até pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes e anúncio de obstrução nas votações na Câmara dos Deputados. A polêmica também reacende o debate em torno da regulação das redes sociais por meio do chamado “PL das Fake News” .

Em abril, Elon Musk e o X, foram incluídos no inquérito das milícias digitais, sob suspeitas de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação a crimes. Sem representante legal no Brasil desde 17 de agosto, o X foi multado e teve o funcionamento suspenso por decisão do ministro Moraes, ratificada pela Primeira Turma do STF no dia 2.

Os partidos de oposição lançaram manifesto na quarta-feira (4) em que acusam Alexandre de Moraes de abuso de autoridade por meio do inquérito das fake news, aberto em 2019, que estaria servindo para “investigações sigilosas e ameaças à liberdade expressão”. O deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) anunciou no Plenário do Senado, no começo da semana, a apresentação de futuro pedido de impeachment do ministro do STF. Segundo o parlamentar, o pedido será protocolado no dia 9 de setembro.

O manifesto da oposição ainda pede a instalação de uma CPI na Câmara sobre suposto abuso de autoridade no Judiciário, o arquivamento dos inquéritos e a anistia para aqueles a quem chama de “perseguidos políticos”.

A deputada Bia Kicis (PL-DF), anunciou a disposição da oposição em paralisar as votações na Casa a partir do dia 9, quando haverá esforço concentrado, até o atendimento dessas reivindicações.

 

Bolsonaro lança site com lista de candidatos que apoia na eleição municipal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou um site com a lista dos candidatos apoiados por ele nas eleições de 2024. Conforme a plataforma, que avisa ser atualizada diariamente, existem candidatos em todos os Estados e em mais de 100 municípios.
São Paulo é o Estado com maior número de cidades com candidatos apoiados por Bolsonaro, com 31 cidades. Depois vem o Rio de Janeiro, com 12 municípios.

E de SC, aparecem apenas Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Itapema e Joinville, sendo essa última a única que aparece o nome do Sargento Lima concorrendo a prefeito da maior cidade do estado, nas demais ainda não aparecem os candidatos a prefeito, mas só os vereadores.
Cidades de destaque no Estado como Criciúma, Itajaí, São José e Jaraguá do Sul, que têm candidatos à majoritária pelo PL, não aparecem no site.

 

Limpeza rio

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul colocou em pauta, ontem, indicação para que o Executivo Municipal, por meio da secretaria competente, providencie a limpeza de um trecho do rio no bairro Rio da Luz II. A justificativa apresentada aponta que os moradores da região estão preocupados com o acúmulo de entulho e vegetação no leito e nas margens do rio, o que tem causado sérios problemas ambientais e de saúde pública. A proliferação de pragas locais, que encontram abrigo nessa vegetação, também é uma preocupação presente, aumentando a urgência da solicitação. A indicação foi enviada ao Executivo.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.