Os cabelos têm a função biológica de proteger a cabeça do frio e da radiação ultravioleta causada pelo sol. Mas vai muito além disso, pois eles possuem também uma importância psicossocial, relacionada a aparência e a autoestima.
Os cabelos são a moldura do nosso rosto, uma forma de expressar a nossa personalidade e estão ligados a simbolismos como virilidade (nos homens), sensualidade (nas mulheres), saúde, vitalidade e sedução.
Os fios de cabelo também possuem seu ciclo de vida. O ciclo capilar é o processo natural de crescimento, queda e renovação dos fios de cabelo. Cada folículo capilar passa por três fases: anágena (crescimento), catágena (transição) e telógena (repouso e queda).
A duração de cada fase varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por fatores como: nutrição, hormônios, idade, medicamentos, doenças, entre outros.
A queda de cabelo é um problema que atinge uma grande parcela da população, tanto homens quanto mulheres. Consideramos normal uma renovação de cerca de 100 a 150 fios por dia, porém, em algumas situações, não é a queda acentuada de fios que chama a atenção.
Você sabe identificar os sinais de que algo errado está acontecendo com seu cabelo?
1-Fique de olho na quantidade de cabelo que cai durante o banho e na escovação do cabelo, essa quantidade está maior do que era antes?
2-Preste atenção na aparência do couro cabeludo. A pele do couro cabeludo está ficando mais visível?
3-Você ou alguém percebeu que seu cabelo está perdendo volume? Os fios estão afinando?
4-Percebe alguma área de falha de cabelos?
5-Tem aumento da sensibilidade ou coceira no couro cabeludo?
6-E os outros pêlos? Sobrancelhas, cílios e outros pêlos corporais, mudaram de padrão?
As causas da queda de cabelo são muitas. E já adianto que a ínfima minoria tem relação com vitaminas baixas no organismo. O uso indiscriminado de vitaminas sem orientação médica pode trazer mais prejuízos que benefícios. Além de poder aumentar a queda por excesso de algumas vitaminas, como vitamina A e selênio, também estão relacionadas a atraso no diagnóstico.
Costumo dizer que tempo é cabelo. Quanto mais adiamos o tratamento correto, menos fios serão recuperados. Procure ajuda profissional de um médico tricologista. É necessário fazer o diagnóstico correto da causa da queda para tratar adequadamente.
Saiba mais no Instagram @drajolunelli