Simulador ajuda eleitor a treinar o voto para as Eleições Municipais

Foto: Divulgação/TSE

Por: Áurea Arendartchuk

22/08/2024 - 06:08

A um mês e meio do 1º turno das Eleições Municipais 2024, que acontece no dia 6 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva os eleitores a treinar o voto no Simulador de Votação. O recurso garante uma maior familiaridade com o equipamento para o dia do voto.

Disponível na página do TSE, o Simulador de Votação ensina, de forma didática, os procedimentos para o momento da votação. Ele pode ser acessado por qualquer pessoa que esteja conectada à internet. Esse é mais um instrumento da Justiça Eleitoral para assegurar a participação efetiva de todas e de todos no pleito, uma vez que leva as eleitoras e os eleitores a praticarem a ação de votar, incentivando-os a comparecer à votação.

O simulador mostra ainda como funciona a urna eletrônica e qual é a ordem de votação no pleito deste ano, em que candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador serão escolhidos. A página eletrônica com o Simulador de Votação traz explicações em áudio, texto, Libras e as mais diversas possibilidades de acesso para auxiliar a todas as pessoas na hora da votação.

Ordem de votação

Conforme Resolução do TSE a pessoa irá votar, primeiramente, para vereadora ou vereador e, em seguida, para prefeita ou prefeito. Ou seja: o primeiro número a ser digitado é o do cargo de vereador e, em seguida, o número correspondente ao cargo de prefeito.
Nas eleições municipais deste ano, os mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores vão escolher suas candidatas e seus candidatos em mais de 5,5 mil cidades do país.

Número para vereador e prefeito

São cinco os dígitos do número de vereador. Os dois primeiros correspondem ao número do partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Assim, se a pessoa quiser votar apenas na legenda, após informar o número do partido, basta apertar o botão “Confirma”. O número de prefeito é formado por dois dígitos. Quando for votar, confira a foto e o nome do candidato e do vice, o número e a sigla da legenda. Se errar ao digitar o número na urna, clique em “Corrige” e reinicie o voto.
Caso as informações conferidas estejam todas corretas, clique no botão “Confirma”. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna eletrônica, a palavra “Fim”.

 

Alesc sedia 1ª Conferência Estadual de Altas Habilidades

A Assembleia Legislativa de SC sedia nesta quinta-feira (22) a primeira edição da Conferência Estadual de Altas Habilidades e Superdotação. Cinco especialistas debatem essa pauta, proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem o apoio da Escola do Legislativo. A atividade deve reunir um público formado por educadores, psicólogos, gestores públicos, familiares de superdotados, simpatizantes, profissionais da saúde e da educação.

Segundo o Censo Escolar de 2022, 26.815 alunos no Brasil foram identificados com altas habilidades ou superdotação. Além do desafio para identificar esses sinais, o evento quer contribuir para a conscientização e capacitação sobre esse assunto.

 

Eleitores com deficiência

Termina nesta quinta-feira (22) o prazo para que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem a transferência temporária (TTE) para a seção eleitoral de sua preferência, a fim de participarem das eleições municipais de 2024. A solicitação pode ser feita presencialmente em qualquer cartório eleitoral do Estado ou pela internet, por meio de requerimento virtual desde que conste a respectiva condição no cadastro eleitoral. A transferência temporária não se confunde com o voto em trânsito, que não existe em eleições municipais.

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.