Dois produtos fabricados a partir do empreendedorismo de jovens estudantes vão chamar a atenção de quem passar pelo Jaraguá do Sul Park Shopping, neste sábado (18). Das 10h às 22h, os clientes poderão conhecer as iniciativas dos alunos do programa Minha Empresa, da Junior Achievement, no município.  De acordo com a coordenadora Cristiana Camargo Lopes, a Feira das Miniempresas é mais uma forma de os participantes vivenciarem a rotina real de uma organização. “Eles montam a empresa na sala de aula, criam o produto, que só pode ter até 30% de terceirização, fabricam, vendem e administram o negócio”, explica. O programa tem 15 semanas de duração e, em Jaraguá do Sul, envolve cerca de 40 alunos das escolas Heleodoro Borges e Holando Marcellino Gonçalves. No Jaraguá do Sul Park Shopping, os achievers vão comercializar, respectivamente, um abajur fabricado a partir de canos de PVC e uma bolsa. O público poderá adquiri-los durante todo o dia, no piso L1.  A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos que existe desde 1919. Ela está presente em 122 países e forma, anualmente, 10,5 milhões de jovens em todo o mundo. Com diversos programas, a iniciativa atende estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio com a missão de inspirá-los a empreender.

* * *

IFSC seleciona professores substitutos em Jaraguá do Sul e em Joinville O IFSC abriu as inscrições para o processo seletivo simplificado de contratação de professores substitutos para diversos câmpus, incluindo Jaraguá do Sul e Joinville. Nessas cidades estão disponíveis quatro vagas para as áreas têxtil, elétrica, pedagogia e desenho e ilustração de moda. O período de inscrições termina em 23 de junho e o edital com as regras do processo seletivo estão disponíveis no site www.ifsc.edu.br/315. A remuneração varia de R$ 3.272,01 (graduação) até R$ 5.601,41 (doutorado) para regime de trabalho de 40 horas semanais. O processo seletivo será realizado em três etapas: avaliação curricular, prova escrita (plano de aula) no dia 28 de junho, e entrevista presencial no período de 30 de junho a 1º de julho.

* * *

Farmácia Popular do Brasil é pouco procurada pelos jaraguaenses Com mais de cem tipos de medicamentos, com preços reduzidos e subsidiados pelo governo federal, a Farmácia Popular do Brasil, anexa à unidade de vacinação da Rua Reinoldo Rau, é pouco procurada pela população. Enquanto que a Farmácia Básica (anexa ao Terminal Urbano) atende uma média de 500 pessoas por dia, a Farmácia Popular do Brasil atende 50 pessoas por dia. A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município, Nádia Renate da Silva, ressalta a economia em medicamentos que a população em geral – tanto pacientes do SUS, quanto de convênios e particulares – pode ter, utilizando a Farmácia Popular do Brasil. “Essa economia pode chegar a 90% do preço convencional e há medicamentos gratuitos, como os para hipertensão e diabetes”, ressalta.