Nos últimos oito anos, o Senai-SC executou 17 projetos de inovação da Petrobras que totalizam R$ 153 milhões, informou o presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, durante encontro com a equipe do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).
O evento foi realizado esta semana no Instituto da Indústria, localizado no Sapiens Parque, em Florianópolis, e também contou com a participação de representantes do governo de SC, UFSC e Sapiens Parque.
Aguiar salientou que Santa Catarina é um estado diferenciado e tem na indústria seu grande vetor de desenvolvimento. “Essa parceria que temos com a Petrobras é fundamental e queremos incrementar os investimentos. Nossos institutos estão abertos para desenvolver projetos na área de inovação e têm na Petrobras uma grande parceira”, afirmou.
Entre os projetos destacados estão o robô Annelida, desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis, em parceria com as universidades de São Paulo (USP), a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Petrobras.
Por meio da desobstrução de dutos, o robô ajudará a petroleira a reduzir perdas estimadas em bilhões de reais na substituição de tubulações obstruídas.
Aguiar também destacou o robô de pintura de plataformas petrolíferas, desenvolvido pelo Instituto Senai de Sistemas de Manufatura e de Processamento a Laser de Joinville – o projeto recebeu o Prêmio Inventor Petrobras 2019.
Ainda no encontro desta semana, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, destacou que a universidade está implementando parcerias com todos os setores da sociedade e que a Petrobras é fundamental. “Estamos institucionalizando um pouco mais as pesquisas e caminhando para um novo momento, abarcando várias frentes de trabalho, simplificando e melhorando os processos”, declarou.
“Temos um desafio muito grande de aproximarmos as políticas de ciência, tecnologia e inovação do setor produtivo para que os investimentos possam gerar riqueza e melhorar a vida das pessoas”, disse o secretário de ciência, tecnologia e inovação do governo de SC, Marcelo Fett.
Gás
A Companhia de Gás de Santa Catarina esclarece aos consumidores catarinenses que o repasse da redução tarifária anunciado pela Petrobras na última terça-feira (10) já está contemplado no mecanismo de repasse definido pela Agência Reguladora, cuja aplicação ocorreu a partir de 1º de janeiro deste ano.
Em Santa Catarina, os repasses das variações do custo de aquisição do gás e de transporte são realizados duas vezes ao ano, em 1º de janeiro e em 1º de julho.
Medidas
O ministro da Fazenda Fernando Haddad, anunciou na sexta-feira um pacote de R$ 242,7 bi em medidas ficais para fazer o governo registrar superávit primário em 2023. As medidas envolvem reversão de desonerações, mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e uma nova renegociação especial de dívidas chamada Programa Litígio Zero.
Embratur
O deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ) foi nomeado presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo. O decreto presidencial com a nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de quinta-feira (12).
Indústria
Apesar de ter apresentado uma variação negativa de 0,1% na média nacional, de outubro para novembro de 2022, a produção industrial cresceu em nove dos 15 locais pesquisados, no período. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada na sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As maiores altas foram observadas no Paraná (8,5%) e Espírito Santo (7,6%). Outros estados com crescimento da indústria em novembro foram Ceará (4,3%), Mato Grosso (3,8%), Bahia (3,5%), São Paulo (3,1%), Minas Gerais (2,2%), Santa Catarina (0,3%) e Amazonas (0,1%).
Combustíveis
O sinal verde para a volta da cobrança dos tributos federais sobre a gasolina e etanol, a partir de março, é esperado pelo Ministério da Fazenda no primeiro pacote de medidas econômicas a ser divulgado pelo governo. As informações são do Estado de São Paulo.
O ministro Fernando Haddad trabalha com essa medida para reforçar a arrecadação e reduzir o rombo das contas públicas em 2023.