Semana de Páscoa

foto: divulgação

Por: Juliana Nardelli

26/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 16:35

A Páscoa está chegando e decidir o que comer nesta data envolve diversas tradições!

Nossas celebrações atuais refletem a tradição cristã, e celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Sexta-feira Santa é momento de jejum para alguns, de evitar exageros para outros, e dia em que as carnes não fazem parte do cardápio de muitos.

Os peixes são as opções mais frequentes. O bacalhau é sempre lembrado nesse período, as moquecas fazem sucesso, e os peixes assados ou grelhados ganham novas versões.

Que tal inovar fazendo uma paella, um risoto de salmão, um pirarucu à casaca? No Domingo de Páscoa, a abundância, a comida farta à mesa faz parte do ritual. As carnes vermelhas voltam à mesa, o pernil suíno faz sucesso, bem como a costela bovina e a picanha.

Um belo bife à parmeggiana certamente faria sucesso em muitas famílias! Na Páscoa também não pode faltar chocolate! A tradição começou a partir da adaptação do costume de presentear pessoas com ovos de galinha decorados durante a festa.
Confeiteiros franceses decidiram preencher o alimento com chocolate e a moda pegou no final do século XIX.
Com o tempo, ganharam novos tamanhos e estilos, e podemos dizer: até modismos.

O chocolate pode estar presente em diversas sobremesas, como mousse, petit gateau, brownie, brigadeiro… Se suas crenças são diferentes e você não segue estas tradições, pode aproveitar os pratos deliciosos desta época e respeitar aqueles que se alimentam desta forma com muito simbolismo.

Acima de tudo, Páscoa é tempo de amor, esperança, renovação e fé.