A segurança de nossa região serve de exemplo para diversas cidades do Estado e do Brasil. E como já mencionamos aqui neste espaço editorial, isto se deve a diversos fatores que vão desde o empenho dos agentes que fazem parte da segurança pública até o envolvimento da comunidade.
E diga-se aqui comunidade esta formada por empresários preocupados e poder público comprometido com a estruturação e busca de soluções para fazer com que desde equipamentos até policiais possam atuar de forma eficaz em seu trabalho.
Exemplo disso é a Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região que faz um trabalho exemplar no auxílio das forças públicas em várias demandas.
Esta semana mesmo publicamos uma matéria em que destacamos que a entidade destinou mais de R$ 200 mil em 2022 para cinco projetos da Polícia Civil, quatro da Polícia Científica, dois da Polícia Penal e outros três da Polícia Militar. E todos estes investimentos, além governo, fazem com que tenhamos cada vez mais a segurança reforçada e todos ganham com isso.
Hoje trazemos outra matéria que também teve a ajuda da Associação Amigos da Segurança Pública. O Canil do 14º Batalhão de Polícia Militar recebeu kits para treinamento do faro dos cães da unidade. São matrizes de diversos tipos de substâncias entorpecentes que servirão para que os cães reconheçam drogas como MDMA, ecstasy, LSD e cocaína.
Os kits são importados dos Estados Unidos e tiveram o custo R$ 20 mil. Segundo o comandante do 14º, tenente-coronel Kuze, com esses kits a PM vai qualificar muito mais os cães farejadores de entorpecentes para ações mais eficazes.
Seguimos assim, com empresários, voluntários, poder público e comunidade em geral sempre engajados em causas importantes e nobres como a segurança, saúde, voluntariado e tantos outros segmentos. Fato que é louvável e merece reconhecimento constante.