“Se vier com flor, recebe flor, se vier com pedra, recebe pedra”

Foto: Eduardo Montecino

Por: Elissandro Sutil

09/02/2017 - 10:02 - Atualizada em: 09/02/2017 - 10:53

Em visita ontem à sede do grupo OCP, o ex-prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini (PMDB) rebateu informação publicada pela coluna em janeiro sobre o estado do maquinário utilizado pela Secretaria de Obras do município. Garantiu que entregou o governo com uma frota invejável e que apenas revisões periódicas são necessárias. “Tanto que a nova administração anunciou que fez 30 quilômetros de macadamização. Isso só se faz com máquinas em boas condições”.

Com o desabafo, Tamanini que, embora atualmente não ocupe nenhum cargo público continua tendo forte influência no PMDB, responde ao questionamento sobre a relação da sigla com o PP de João Carlos Gottardi com um ditado popular muito utilizado pelo seu vice Loriano Rogério da Costa. “Se vier com flor, recebe flor, se vier com pedra, recebe pedra”.

Ao lado do presidente da Câmara, Alceu Moretti, Tamanini garante que o bloco, formado por quatro vereadores do PMDB e dois do PSDB, não pretende fazer oposição irresponsável, somente fiscalizar e cobrar o que for necessário. Mas uma aproximação entre peemedebistas e pepistas – como acontece em Jaraguá do Sul e se ensaia em Guaramirim – é por enquanto impensável em Corupá, admitem os dois.

linha azul

Tabuleiro incerto

Quatro vezes prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini diz que ainda é impossível fazer planos para eleição de 2018. “Hoje o Mauro Mariani é pré-candidato ao governo do Estado, mas isso ainda é incerto e as outras colocações dependem diretamente disso”, avalia.

linha azul

…na Prefeitura

Uma mulher, moradora de Cuiabá, se confundiu na manhã de ontem e não viu as escadas ao sair da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Uma força-tarefa teve que ser reunida para tirar o veículo do local. Ninguém se feriu e, passado o susto, a cena gerou gargalhadas. A motorista disse ter pensado que se tratava de uma rampa. Flagra do fotógrafo Piero Ragazzi.

DSC_6031

linha azul

Horário integral na Câmara

Quando anunciou a minirreforma administrativa que faria na Câmara, o presidente Pedro Garcia (PMDB) também prometeu acabar com o meio turno de trabalho, sistema adotado no ano passado. Alguns vereadores já estão esperando pela medida.

linha azul

Trio do PMDB

Joney Cicero Morozini (E), Alceu Moretti e Luiz Carlos Tamanini afirmam que apesar da derrota na eleição majoritária, o PMDB continua estruturado em Corupá. Foi a sigla que elegeu o maior número de vereadores, quatro, do total de nove.

pagina 6

linha azul

Espera diminui nos correios

Os longos minutos de espera, que se transformavam em até horas, parecem ter diminuído na agência dos Correios após a regulamentação, no ano passado, da lei municipal que delimita o tempo de fila. Nos últimos seis meses, conforme dados fornecidos pela empresa, 75% dos clientes foram atendidos em até 20 minutos. A meta é atingir os 80%. Entre as mudanças realizadas para se adequar à lei, está a alteração do horário de atendimento na agência. A ação foi colocada em prática devido ao grande número de cargas internas.

A unidade conta atualmente com efetivo de dez empregados, sendo três no guichê. Segundo o sistema que mede o quantitativo de trabalho e o cálculo de funcionários, pela carga da unidade o necessário seria sete pessoas. Em relação ao Plano de Desligamento Incentivado (PDI), somente um empregado da agência tem os requesitos necessários para aderir.

linha azul

Campanha Salarial

O Sindicato dos Servidores Públicos da Região (Sinsep) já definiu a agenda de assembleias nos municípios para tratar da campanha salarial 2017. A primeira cidade a discutir a reivindicação de reajuste será Guaramirim, na próxima quarta-feira, dia 15, às 18h, na Câmara de Vereadores. Em Jaraguá do Sul, o encontro vai acontecer dia 22 no Sindicato do Vestuário.

linha azul

A coluna errou 

A sessão da Câmara de Vereadores de Corupá adiada em função do falecimento de um servidor foi em dezembro.

linha azul