Santa Catarina tem 5.640.659 pessoas aptas a participar das Eleições Municipais de 2024. Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira (18), após o fim do processamento de dados do Cadastro Nacional de Eleitores.
O eleitorado catarinense cresceu 2,75% em relação às eleições de 2022 e 8,35% em relação à última eleição municipal, realizada em 2020. Do total de eleitores aptos, 85,57% possuem dados biométricos coletados na Justiça Eleitoral e poderão votar utilizando a sua biometria.
Entre os municípios com maior número de eleitores estão Joinville, com 434.821; Florianópolis, com 410.812; e Blumenau, com 265.491. Nestas cidades com mais de 200 mil eleitores, é prevista a possibilidade de segundo turno para o cargo de prefeito, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos em primeiro turno. O município de São José é o quarto da lista, com 191.370 eleitores, e não terá votação em segundo turno.
Jaraguá do Sul também não terá segundo turno contando atualmente 126.025 pessoas aptas a votar, sendo 3.793 eleitores a mais que o levantamento anterior, divulgado antes do fechamento do prazo de cadastramento. Desse total, 117.792 (93,47%) possuem cadastro biométrico para votar, outros 8.233 não, o que representa 6,5% do eleitorado.
A faixa etária com maior número de eleitores é dos 45 a 59 anos, chegando a 34.306 pessoas. E como em eleições anteriores, as mulheres representam a maioria do eleitorado com 52% (65.248) contra 48% de homens (60.777).
Ivete da Silveira se licenciará do Senado
A senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) anunciou na segunda-feira (23) que vai se licenciar do cargo até novembro para ceder espaço ao terceiro suplente, Beto Martins, que assumirá a cadeira no Senado Federal.
O compromisso foi firmado quando o então senador Jorginho Mello (PL) renunciou para concorrer ao governo do Estado. Ivete era a segunda suplente. Com a decisão, Beto Martins deixará a secretaria estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Em sua justificativa, dona Ivete afirmou que utilizará o período de licença para colaborar com os integrantes do MDB e seus aliados nas disputas das eleições municipais.
Beto Martins, que foi prefeito de Imbituba por duas vezes, era filiado ao PSDB, partido que presidiu no Estado, e assinou ficha no PL em junho de 2021 quando foi eleito segundo suplente de Jorginho.
Trânsito
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou recentemente moção que apela para que o Poder Executivo Municipal atenda os moradores da Vila Lenzi que fizeram um abaixo-assinado solicitando melhorias urgentes no trânsito das ruas Herman Schulz e Maria Umbelina da Silva. Entre os principais pontos reivindicados pelos moradores está a remoção do canteiro central instalado na Rua Herman Schulz, uma vez que a via não comporta a circulação de veículos de grande porte, resultando em danos frequentes ao canteiro e em vários acidentes. Além disso, a moção solicita a modificação do sentido da via para mão única.
Caminhões
Durante a discussão da moção, os vereadores advertiram que no planejamento não foi considerado o fato de que os caminhões que trafegam pelo bairro, por conta de grandes empresas que existem na região, iriam ter que utilizar a Herman Schulz para seguir viagem. Os parlamentares também alertaram que a via ficou sem área de escape e muito estreita, oferecendo risco aos pedestres. Os moradores também pedem a criação de espaço para embarque e desembarque ou estacionamento na Rua Herman Schulz, pois a falta de áreas específicas para carros de aplicativo, entregadores e moradores estacionarem está causando congestionamento e acidentes. A moção seguiu para análise do Executivo.