Quer ter mais disposição? Quer emagrecer com mais facilidade? Quer ter bumbum com menos celulite? Faça atividade física!

Vamos ver se, com tantos benefícios, você se anima:
- Melhora o condicionamento e a resistência cardiovascular
- Ajuda a emagrecer e manter o peso
- Reduz as dores musculares
- Melhora a densidade óssea, prevenindo e tratando a osteoporose
- Aumenta a autoestima, já que libera endorfinas, deixando você mais disposta e bem-humorada
- Alivia sintomas da TPM (tensão pré-menstrual)
- No cérebro, aumenta o fluxo de oxigênio, mantendo os neurônios saudáveis e contribuindo positivamente na cognição (foco, concentração)
- Aumenta o desejo sexual, devido à vasodilatação e liberação de óxido nítrico
- Tem efeito na depressão e humor, já que o exercício libera serotonina, relacionada ao bem-estar
- Dá mais disposição e pique
- Melhora a circulação
- Reduz o estresse
- Aumenta o autocontrole
- Melhora a qualidade do sono

Pesquisadores apontam a necessidade das pessoas praticarem uma hora de exercício forte ou duas horas e meia de exercício moderado na semana | Foto Divulgação/OCP

 
Para adquirir todos esses benefícios, precisamos força de vontade, dedicação e paciência, principalmente, no início da prática. O mais importante é criar o hábito aos poucos. A cultura ocidental tende a valorizar mudanças radicais e fórmulas revolucionárias. Mudanças repentinas geram grandes frustrações e resistências, o que faz com que voltemos aos nossos padrões antigos. Quem já tentou mudar um hábito, sabe que a paciência e a persistência devem imperar. Confie em você!
 
O segredo é começar, gradativamente, adaptando os músculos e tendões ao exercício para evitar lesões. Mexa-se: caminhe, nade, pedale, pratique musculação, treinamento funcional, dança, ioga. Seja o que for, faça três ou quatro vezes por semana por 40 minutos e procure encaixar na sua rotina. Com tantas modalidades de exercícios, em alguma você vai se adaptar. No entanto, é necessário sair da zona de conforto.
 
Além de todos aqueles benefícios, a prática regular de exercícios ainda melhora a disposição, a qualidade do sono, o funcionamento do intestino, além de deixar você com menos fome. Qualidade de vida se constrói com os hábitos diários. Movimente-se e seja mais saudável.
 
 
Cristiane Molon
Médica especializada em nutrologia com pós-graduação em Prática Ortomolecular e Saúde da Família, além de cursar especialização em Medicina do Esporte.
www.cristianemolon.com.br