Sancionada lei que torna indeterminado o prazo de laudo para deficiências permanentes

Foto: Freepik

Por: Áurea Arendartchuk

19/09/2023 - 06:09

Foi sancionado pelo Poder Executivo a Lei 18.686/2023, de iniciativa do deputado Mauro de Nadal (MDB), que estabelece como indeterminado o prazo de validade dos laudos médicos que atestam deficiência permanente. Até então, o documento precisava ser renovado anualmente.

A nova normativa também conta com a autoria dos deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Julio Garcia (PSD) e Sérgio Guimarães (União). O texto original previa o benefício apenas para as pessoas com autismo, mas, por sugestão dos parlamentares, foi ampliada para todas as deficiências de caráter permanente.

De acordo com o texto sancionado, o atestado da deficiência permanente terá validade por prazo indeterminado e poderá ser emitido por profissional da rede de saúde pública ou privada, observados os demais requisitos exigidos pela legislação para a emissão.

Agressão a animais

Também foi sancionada a lei de autorida do deputado Marcius Machado (PL) que proíbe a divulgação nas redes sociais, para fins de entretenimento, de imagens e áudios que contenham atos de agressão, abuso, crueldade, abandono ou castigo a animais. O texto, agora transformado na Lei 18.684/2023, inclui este tipo de ação entre as práticas vedadas pelo Código Estadual de Proteção aos Animais, que podem ser punidas com advertência e multa, entre outras penalidades.

Aluguel Social

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou moção de apelo ao Executivo Municipal para a revisão do valor do Aluguel Social, estabelecido pela Lei Municipal nº 7.870/2019. A moção foi proposta pelas vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Maria Schappo (Novo) com o objetivo de adequar o benefício às atuais necessidades dos usuários, em especial mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social ou econômica.

As parlamentares destacam a importância do Aluguel Social como um suporte fundamental para mulheres que são vítimas de violência física, sexual, psicológica, negligências, exploração ou abusos ocorridos no ambiente familiar. Para elas, o benefício se torna essencial para permitir que essas mulheres recomecem suas vidas longe do ciclo de violência.

Entretanto, o valor do Aluguel Social é de até R$ 822,11 por mês e que segundo as vereadoras, não atende mais às necessidades dos usuários, considerando o significativo aumento nos valores das locações de imóveis no município. A sugestão delas é que o auxílio passe para cerca de R$ 1.400.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do apelo.

 

Ficha limpa

A Câmara dos Deputados aprovou , recentemente, proposta que altera prazos da Lei da Ficha Limpa, reduzindo o período de inelegibilidade em algumas situações. O projeto, que segue foi para o Senado, também unifica prazos de afastamento de candidatos de cargos públicos e concilia a ficha limpa com a nova regra sobre improbidade administrativa. O texto aprovado em Plenário determina que políticos cassados e condenados não poderão se eleger por oito anos contados da condenação, prazo menor do que o previsto atualmente, que é contado a partir do final da pena ou do mandato. Se o projeto virar lei, as regras terão aplicação imediata, inclusive sobre condenações já existentes, e a inelegibilidade não poderá ser maior do que 12 anos.

 

Formação

A Escola do Legislativo da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu) promoveu na sexta-feira (15) em parceria com as Escolas do Legislativo da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Joinville o Seminário “Legislativo em Ação”. O projeto, promove a formação política e a qualificação profissional de vereadores, servidores públicos e líderes comunitários. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Joinville.
Na oportunidade, o público assistiu a quatro palestras que trataram de questões pertinentes às atividades legislativas. O presidente da Avevi e vereador de Schroeder, Ildemar Zoz, também esteve no evento e destacou que o “Legislativo em Ação” já foi realizado pela Avevi em Jaraguá do Sul e desta vez a entidade foi parceira na realização do evento em Joinville.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.