Ronnie Lux perde mandato na Câmara de Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo Câmara de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

29/11/2023 - 06:11

O vereador Ronnie Lux (MDB) perdeu o mandato na Câmara de Jaraguá do Sul por causa de uma condenação criminal transitada em julgado. O afastamento de Ronnie foi determinado pelo Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo vereador Luis Fernando Almeida (MDB), no dia 24 de novembro. Quem assumirá no lugar de Lux é a terceira suplente emedebista Jacira Buzzarello.

Segundo Almeida, a decisão pelo afastamento de Ronnie Lux da Câmara segue o que determina o Regimento Interno da Casa e o Conselho de Ética, do qual inclusive Lux também fazia parte. “Neste momento seguimos as determinações legais da Câmara sendo que conforme o regimento, Lux tem 15 dias para manifestar sua defesa caso consiga reverter a decisão judicial do processo julgado”, comentou. No artigo 15, inciso VI, da Lei Orgânica Municipal prevê que “perderá o mandato o vereador que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.”

Procurado pelo OCP, Ronnie Lux disse que não entraria em detalhes sobre o processo que respondeu por ser anterior à sua entrada na vida pública, inclusive antes de assumir como vereador. Lux informou que pretende recorrer do processo criminal e também entrar com uma ação para recuperar seu mandato. Ainda segundo o vereador afastado, o processo que responde é de menor potencial ofensivo e não estaria incluso no rol estabelecido para perda dos direitos políticos.

Suplente

O suplente de vereador Ronnie Lux (MDB) tomou posse no dia 5 de julho de 2022, assumindo na época a vaga do vereador Onésimo Sell (MDB), que se afastou da função legislativa para assumir a diretoria do Samae.

Lux conquistou a segunda suplência do MDB na eleição de 2020 ficando atrás apenas de Natália Petry, com 871 votos. Agora como Natália também não aceitou assumir a vaga por conta do afastamento de Ronnie, quem assumirá é a terceira suplente Jacira Buzzarello.

Essa foi a segunda eleição do Ronnie Lux que é administrator, participou de duas eleições para vereadores, em 2016 e em 2020. Antes de assumir como vereador, ano passado, Lux era diretor do Procon de Jaraguá do Sul.

 

PSDB jaraguaense empossa nova executiva com foco nas eleições de 2024

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) empossou na noite de segunda-feira (28) a nova comissão executiva de Jaraguá do Sul. A posse da executiva municipal, ocorreu durante um evento concorrido e teve a participação de tucanos de Massaranduba, Corupá, Guaramirim e Schroeder, cidades em que o PSDB já possui pré-candidatos a prefeito.

O ex-vereador Lio Tironi assume a presidência e tem como primeiro desafio preparar o time dos tucanos para a eleição municipal do ano que vem. Incluem aí a nominata de candidatas e candidatos a vereador, bem como a disputa pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

O deputado estadual Dr. Vicente, esteve presente abonando fichas de filiações. Em seu discurso, respondendo as provocações internas, disse que vive o seu melhor momento na política. Dr. Vicente já foi vereador, deputado federal e está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Caropreso afirmou que está pronto e se sente preparado para o que a política apresentar como missão na próxima eleição.

O evento de segunda contou também com as presenças dos ex-vereadores Cacá Pavanello, Marcelindo Gruner e Justino da Luz, além da vereadora Nina Santin Camello (PP).

A composição completa da nova comissão executiva do PSDB de Jaraguá do Sul é a seguinte:
Lio Tironi – Presidente
Djair Ramos Garcia – Tesoureiro
Elisabete Terezinha Piotto Kitamura – Secretária

Foto: Divulgação