Por Nelson Luiz Pereira - conselheiro editorial do OCP

A economia é uma ciência muito sensível a fatos e circunstâncias do mercado, o que torna o exercício de previsões extremamente desafiador. Buscando conhecer e informar nossa comunidade de leitores sobre expectativas da economia, a Rede OCP de Comunicação, publica neste sábado (18) o 2º relatório analítico “OCP expectativas de mercado”.

Ressalta-se que o propósito desse instrumento analítico, é servir de bússola para a classe empresarial, empreendedores, investidores e público em geral, para condução mais segura de seus negócios. Por isso, dada a peculiar volatilidade dos indicadores envolvidos, a mentoria responsável pelas projeções, é composta por um seleto grupo de profissionais, pertencentes à comunidade de assinantes da Rede OCP, com sólido conhecimento, vivência e experiência sobre cenários econômicos.

]As novas expectativas constantes desse 2º relatório, podem ser conferidas na editoria de economia, página 11 desta edição. O olhar comparativo revela uma substancial mudança de expectativas para o cenário econômico. É notório e compreensível o impacto avassalador provocado pela pandemia do novo coronavírus sobre os cenários econômicos nacional e regional.

No entanto, em que pese a peculiar sensibilidade do mercado, as expectativas dos analistas transmitem incertezas, mas não, necessariamente, pessimismo. Ademais, levando-se em consideração os fundamentos e premissas da ciência econômica, é perceptível a coerência e senso crítico dos analistas, quanto ao comportamento relacional dos indicadores.

Esperamos que o próximo relatório, de maio, possa traduzir sinais positivos para a tão almejada retomada.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul