Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Reforma da Previdência vai afetar também os servidores públicos municipais e estaduais

Por: Elissandro Sutil

20/04/2017 - 08:04 - Atualizada em: 20/04/2017 - 11:10

 

Os Estados e municípios também serão afetados pela Reforma da Previdência, que deve ser votada em maio por uma comissão especial. Pelo menos é o que foi divulgado pelo relator do projeto, deputado federal Arthur Maia (PPS), que prevê que as novas regras para aposentadoria valerão para todos os servidores públicos. Depois da aprovação da reforma, Estados e municípios terão um prazo de seis meses para instituir regras próprias para seus funcionários. Em Jaraguá do Sul, a situação da previdência dos servidores já está na pauta do governo. Alguns dados serão apresentados durante plenária da Acijs, na próxima segunda-feira, quando o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (PMDB), deve apresentar um balanço dos primeiros cem dias de seu governo.

Convênio renovado

O prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi (PP), e o gerente de Municipalização da Fatma, Leonardo Santhiago, assinaram termo de delegação de atribuições de gestão florestal entre o município e a Fundação do Meio Ambiente. Por meio do termo, a Prefeitura fica autorizada a receber a documentação dos projetos de licenciamento ambiental que incluem manejo e supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em imóveis rurais, assim como emitir o licenciamento por meio do supervisionamento da fundação. De janeiro até março deste ano, mais de 40 solicitações de licenciamento ambiental aguardavam autorização no município.

Leonardo Santhiago (Fatma) e Prefeito João Gottardi (D)

Segurança e trânsito 

O tenente coronel do 14° Batalhão de PM, Gildo Martins de Andrade Filho, participa nesta quinta (20) da sessão da Câmara de Jaraguá do Sul a convite do vereador Celestino Klinkoski (PP). Um dos assuntos abordados, além da criminalidade, deve ser a violência no trânsito. O tema ainda ganhará reforço com a presença de Rolf Dieter Teske, coordenador do Programa Trânsito + Seguro, promovido por meio de parceria entre a Prefeitura, Polícia Militar e entidades civis. O coordenador apresentará os resultados da campanha “Seja responsável, dirija pela vida” desenvolvida no início deste ano. A morte de Orqueli Davi, 27 anos, nesta quarta (19), em uma ultrapassagem na BR-280, em Guaramirim, reforça a necessidade de se debater a educação no trânsito e a valorização da vida.

Jurck é cortejado 

O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, não deve admitir tão cedo, mas há tratativas para o tucano deixar o ninho e concorrer a deputado estadual em 2018. Um dos possíveis destinos seria o PR. Assim como garantia que não concorreria à reeleição no ano passado, Jurck também tem desencorajado aliados a divulgar as negociações, por enquanto.

 

Colombo se defende

Em entrevista à RBSTV, o governador Raimundo Colombo (PSD) disse que são absurdas as acusações feitas contra ele por executivos da Odebrecht, de que pediu dinheiro para caixa 2 de campanha. Visivelmente abalado, Colombo estava em Brasília tratando sobre o processo com advogados. Em sua defesa, o governador insiste que a Odebrecht não tem obras no Estado, que a Casan não foi privatizada e que até 2014 as doações de empresas eram permitidas. Nos bastidores, o staff do governo ainda avalia os prejuízos que a deleção e a possível abertura de um inquérito terão para Colombo, que vinha ensaiando sua pré-candidatura ao Senado e a do correligionário Gelson Merísio para governador.

Mutirão de cirurgias deve ser definido hoje

Os hospitais Jaraguá e São José, de Jaraguá do Sul, e João Schreiber, de Massaranduba, aguardam deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (Cibi), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado, para começar a realizar as 516 cirurgias eletivas na regional. Somente após a reunião, que acontece nesta quinta-feira (20), os repasses devem ser distribuídos. Os pacientes beneficiados já estão na fila de espera das secretarias de Saúde dos municípios para procedimentos cirúrgicos nas especialidades de ortopedia, oftalmologia (apenas catarata), urologia e nefrologia, cirurgia múltipla, geral e otorrinolaringologia. A distribuição foi determinada de acordo com o número de habitantes de cada município – 333 para Jaraguá do Sul, 83 em Guaramirim, 38 em Schroeder, 32 em Massaranduba e 30 para Corupá.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP