Às vezes me pego pensando em como deve ter sido difícil a vida dos imigrantes que chegaram aqui no Sul do Brasil. Idioma, clima, cultura diferentes de sua origem, e tantos outros desafios a serem enfrentados. Como adaptar o que viviam, faziam na Itália, na Alemanha, por aqui?!
As receitas afetivas, memórias transmitidas de geração em geração, poderiam se perder pela falta de ingredientes no Brasil. Mas, ainda temos o privilégio de degustar muitos pratos típicos nos dias de hoje. Isso só foi possível por causa da criatividade em adaptar as receitas aos ingredientes locais. No mês de julho, o 18º Festival Gastronômico De Pomerode apresenta o tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”.
São doze os ingredientes interpretados pelos Chefs de restaurantes de Pomerode: cachaça, farinha de mandioca, amendoim, café, banana, batata doce, cará, melado, milho, palmito, frutas tropicais, mandioca. O resultado dessa mistura são pratos de clara influência europeia, mas com alimentos tipicamente brasileiros como protagonistas.
Surpreendentes as criações gastronômicas, que mantém a tradição das receitas, mas trazem um sabor local.
O tema do 18º Festival Gastronômico de Pomerode também integra o evento às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Prestigie! No Pavilhão Municipal de Eventos, de 4 a 21 de julho.