Inicio do ano é um momento simbólico de recomeço, quando definimos novas metas e mudanças positivas. Que tal aproveitar essa energia renovada e adotar uma alimentação mais saudável em 2025?
Quem escreve essa coluna é uma pessoa que adora comer. Então, não espere que eu compartilhe dicas sobre dietas radicais. Acredito na alimentação como parte importante da nossa rotina em busca de equilíbrio, felicidade, saúde e bem-estar.
Algumas sugestões que podem ajudar na construção de uma alimentação melhor durante o ano:
1- defina metas possíveis e objetivas. Por exemplo: “vou inserir legumes, saladas no almoço e jantar”, ou ainda “vou eliminar o refrigerante da rotina semanal.” Objetivos definidos, no lugar de frases genéricas.
2- lembre-se que água é um alimento insubstituível. Hidratar-se é muito importante. A água, ingerida ao longo do dia, melhora a digestão, e auxilia no funcionamento do metabolismo. A água sempre é a melhor opção mas, caso opte por sucos, fuja dos adoçados. Sucos naturais de fruta são melhores, mas nada como ingerir as frutas e beneficiar-se das fibras e do sabor fresco.
3- reduzir sal e açúcar é importante. Eu diria que a melhor maneira de conseguir esse objetivo, é preparando seu próprio alimento. Quando cozinha, você pode escolher seus temperos preferidos, como manjericão, páprica, pimentas, alho, cebola. Com isso, pode reduzir sal e açúcar e eliminar temperos processados e artificiais. Aliás, essa é a principal mudança que uma pessoa precisa fazer se deseja se alimentar melhor: PREPARAR SUAS REFEIÇÕES. Isso lhe trará muitos benefícios, como:
-aprender a comprar de forma organizada, economizando tempo e dinheiro.
-reconhecer os legumes, frutas, verduras de cada estação, e inseri-los na sua alimentação. Isso gera economia, mais sabor, variedade nas receitas, e inúmeros benefícios à saúde.
-ampliar o repertório culinário, criando novas combinações, descobrindo sabores e processos de preparos.
Certamente, envolver-se com o preparo de seu alimento , desde os ingredientes, até os processos, é a melhor forma de melhorar sua alimentação. Um caminho sem volta em busca de mais saúde. Comece com receitas simples, planeje cardápios “possíveis“ de cumprir, e vá aos poucos aumentando o nível de dificuldade. O que não faltam são receitas práticas, bem explicadas para te ajudar nesse ano. Qualquer dúvida, me acompanha no instagram @juliananardelli onde compartilho minha rotina e receitas de família.