Protetor solar para cães e gatos

foto: divulgação

Por: Coluna Pet

08/01/2024 - 10:01 - Atualizada em: 08/01/2024 - 16:26

Assim como nós, os pets podem aproveitar o verão e os dias de sol, mas para isto é muito importante que seja feito o uso de PROTETOR SOLAR! Principalmente os cães e gatos de pele e pelos mais claros precisam se proteger para evitar o câncer de pele.

Aplicar protetor solar nos pets ajuda a promover benefícios a longo prazo, pois é a melhor maneira de prevenir doenças com a dermatite solar, dermatites auto imunes e o tão temido câncer de pele.

A doença fotoinduzida pelos raios solares mais conhecida é a dermatite solar, também conhecida como dermatite actínica. Ela é caracterizada por lesões de queimaduras provocadas pela exposição aos raios solares. O maior problema é que podem evoluir para câncer de pele, o que dificulta ainda mais o tratamento.

Prevenir é a melhor solução e as dicas a seguir facilitam a rotina de cuidados com a pele do pet no verão:

– utilizar protetor solar de uso veterinário, com espectro de ação contra raios UVA e UVB, de preferência com filtros minerais, pois são hipoalergênicos e não irritantes;
– ⁠aplicar nas regiões do corpo com menos pelos, como orelhas, região do focinho, barriga, virilhas e axilas;
– ⁠redobrar o cuidados com pets de pelos curtos e pele de pigmentação clara, tais como: beagle, boxer, bull terrier, pitbull, whippet, e também os gatos de pelagem branca;
– ⁠evitar exposição solar das 9 às 17 horas;
– ⁠proteger os pets mesmo em dias nublados ou em ambientes internos;
– ⁠reaplicar o protetor solar a cada 2 horas;
– ⁠oferecer algum alimento logo após aplicar o protetor solar para o pet ficar entretido e não remover o produto.

Outros cuidados incluem proteger coxins e almofadinhas das patas com loções hidratantes para prevenir ressecamento e queimaduras, com relação aos olhos utilize colírios lubrificantes para evitar o ressecamento, desconforto e coceira. E por fim, utilize produtos de boa qualidade a fim de garantir uma boa proteção ao seu pet! Consulte o médico veterinário para saber as melhores opções!

 

SEU PET… NOSSA AMIZADE

Tereza de Bonito!!!!

foto: divulgação

Nosso Brasil é gigante, cheio de belezas naturais e dono de uma diversidade imensa. E foi por essas andanças, pelo nosso país, que conhecemos uma simpática e exótica porquinha de estimação: “a Tereza” de Bonito, no Mato Grosso do Sul!

Porquinha é um jeito delicado de chamá-la, na verdade é uma “senhora porca” com mais de 100 quilos peso! Mas é de estimação! Vive numa fazenda chamada “Rio dos Peixes”, com muita sombra, água fresca e comida a vontade! É super dócil, muito mimada e a grande atração dos turistas que visitam o local! Tentamos fazer amizade com ela, mas estava no horário do almoço e, nossa amiga Tereza, estava muito ocupada comendo! Para não perder a fama de “fofinha do Rio do peixe”!!!