O importante papel do legislativo municipal está sendo celebrado no Parlamento catarinense, onde ocorre a comemoração dos 50 anos da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Durante três dias, mais de 300 vereadores catarinenses se reúnem no Seminário Estadual de Legisladores, oficialmente aberto com uma solenidade prestigiada, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (2), no Auditório Antonieta de Barros, na sede da Assembleia Legislativa.
O ato contou com a presença da presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, da deputada Paulinha (Podemos), representando o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), dos deputados Vicente Caropreso (PSDB), Marquito (PSOL), Mário Motta ( PSD), Luciane Carminatti (PT), Napoleão Bernardes ( PSD), Altair Silva (PP) e Oscar Gutz (PL). O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, representou o governador Jorginho Mello na solenidade. Também participaram do evento outras autoridades, como o desembargador João Eduardo De Nadal, do Tribunal de Justiça, representantes do MP e de associações de vereadores regionais.
Combate à violência contra a mulher
Com o objetivo de conscientizar a população e combater a violência contra a mulher foi criada, em 2011, a campanha “Agosto Lilás”, um movimento nacional que busca promover o diálogo e a reflexão sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero em nossa sociedade. A Secretaria de Estado da Educação (SED) também está participando da campanha por meio da divulgação de materiais informativos em parceria com o Tribunal de Justiça e com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A iniciativa estabelece que a União, os Estados e os Municípios deverão promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher durante o mês de agosto.
CURTAS